Móveis sob encomenda – Por que são tão caros?
Ao comparar os preços entre móveis prontos e móveis sob encomenda vem o susto. Os valores são muito mais altos e quase impedem que haja uma negociação justa pelos preços. E mesmo que você tente negociar, dificilmente conseguirá menores valores. Mas há de ser necessário entender porque isso acontece para saber se tais valores são realmente justos ou existe uma estratégia velada dos marceneiros e empresas que personalizam móveis para maximizar os lucros.
Uma empresa ou marceneiro independente tem que pagar um designer uma taxa fixa e muitas vezes uma percentagem das vendas, e pelo menos a matéria prima, que ele não compra em grandes quantidades e por isso, acaba pagando mais por menores quantidades. Depois, há os impostos, transporte, publicidade e sobrecarga de custos para as lojas de varejo, tais como aluguel, seguro e até ar condicionado. Todos estes custos são lançados para o preço final na etiqueta.
Junte isso com a alta demanda de marceneiros no mercado de trabalho e a pouca oferta destes profissionais e temos um ambiente propício para a alta dos preços: há muita gente querendo móveis personalizados e poucas pessoas para fazê-los.
Está o tempo do seu lado?
Demora um tempo para projetar e construir mobiliário personalizado, é claro, por isso é fundamental estabelecer uma estrutura de tempo. Uma vez que o projeto foi definido e projetado, não é incomum que passar por algumas revisões antes de encontrar exatamente o tamanho certo, materiais e formas. Com mais tempo, também, você tem mais tempo para comparar preços e assim, obter algum desconto no valor bruto do produto.
O tamanho importa
Um marceneiro experiente pode fazer uma cama Queen cheia de detalhes. Porém, o trabalho para fazer os detalhes e o material usado resultarão em maiores custos para o comprador.
Usando móveis mais básicos
Se você gosta de algo complicado, espere gastar mais. Ir com um desenho pronto de um móvel para um marceneiro geralmente não resulta em muito dinheiro poupado, se este móvel não se encaixa em um padrão com o qual ele já esteja acostumado. O seu modelo vai dar mais trabalho para ele e com isso, ele vai demorar mais tempo e por isso, cobrará mais dinheiro. Fotos de móveis desejáveis podem até ajudar um pouco, mas nada muito impactante.
Vá verde
Personalizar seus móveis dá-lhe uma maneira de controlar como sua peça é feita. Como a maior parte dos móveis atuais é feita de MDF, dificilmente você encontrará dificuldades em entender a procedência do material. Porém, se você quer ir para opções “menos sustentáveis”, no sentido de menos disponíveis de forma legalizada no mercado, saiba que irá pagar um valor caro por isso.
Um móvel para a vida inteira
Móveis sob medida dificilmente são trocados ou vendidos. Eles são quase que para a vida inteira, quando feitos com material de boa qualidade e por profissionais bem qualificados. Você pagar a mais por um produto também possibilita um controle maior da qualidade do mesmo, podendo mandar que o marceneiro refaça qualquer coisa que você não tenha gostado.
Plano de pagamento
Vale dizer que a maior parte dos marceneiros não trabalha com parcelamentos. Algumas empresas especializadas em personalização de móveis parcelam, mas os preços são muito mais caros em comparação com o mercado de móveis prontos. Isso faz com que o investimento não valha tanto a pena quando parcelado e o mercado à vista é a única opção, dificilmente com algum desconto.
De onde então vem os altos custos dos móveis sob encomenda?
Parte, pelo excesso de demanda e baixa oferta de profissionais. Outra parte, pelo despreparo dos profissionais para padronizar processos e modernizar suas técnicas de produção. E uma pequena parte vem dos altos custos para se manter uma empresa no Brasil.
Lógico, há profissionais que irão se aproveitar e cobrar até mais caro do que o “normal”, só para aumentar seus lucros. Mas uma rápida pesquisa pode te ajudar a separar tais profissionais daqueles que realmente tem ética de trabalho. No fim das contas, vale dar uma pesquisada no mercado para tentar encontrar um móvel que atenda suas necessidades. Como exemplo, quando fui comprar um sofá, passei muito tempo pesquisando e quando estava quase desistindo e indo para os planejados, encontrei um modelo pronto que ainda poderia ser personalizado em alguns aspectos. Foi mais do que suficiente. Portanto, pesquise bem antes de se decidir definitivamente e você pode acabar com uma boa quantia de dinheiro a mair no seu bolso.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
5 Erros financeiros mais comuns e como evitá-los!
Como negociar preços de produtos?
Vale a pena o tempo que leva vender suas coisas? 4 dicas essenciais!
Como vender um imóvel?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.