O que é um banco de investimento? Como funciona?
Um banco de investimento é uma grande instituição financeira que funciona principalmente em altas finanças. Eles ajudam as empresas acessam os mercados de capital e os mercados de vínculo – o que ajuda as corporações a arrecadar dinheiro para expansão ou outras necessidades. Saiba mais sobre os bancos de investimento, como funcionam e seu papel nos mercados financeiros.
- Aumentar o capital de equidade
- Aumentar a capital de dívida
- Assegurar títulos ou lançar novos produtos
- Envolver-se em negociação proprietária onde as equipes de gerentes de dinheiro interno investem ou trocam dinheiro da própria empresa para sua conta privada
Por exemplo, se as empresas da companhia X de refrigerantes quiserem vender R$10 bilhões em títulos para construir novas plantas de engarrafamento na Ásia, um banco de investimento ajudaria a encontrar compradores para os títulos e lidar com a documentação, juntamente com uma equipe de advogados e contadores. Os bancos de investimento também podem estar envolvidos em ofertas públicas iniciais (IPOs) quando um mercado privado se torna público e lista uma das bolsas ao redor do mundo.
Como funciona um banco de investimento?
Os bancos de investimento são frequentemente divididos em dois acampamentos, o lado da compra e o lado de vendas, mas muitos oferecem serviços de compra e venda de lado. O lado de venda tipicamente refere-se a vender ações de IPOs recém-emitidos, colocando novos problemas de títulos, envolvendo-se em serviços de mercado ou ajudando os clientes a facilitar as transações.
Em contraste, o lado da compra trabalha com fundos de pensão, fundos mútuos, fundos de hedge e o público de investimento para ajudá-los a maximizar seus retornos ao negociar ou investir em valores mobiliários, como ações e títulos.
Muitos bancos de investimento são divididos em três divisões, com base nos serviços prestados e às responsabilidades dos funcionários:
1. Front office
Serviços de front office tipicamente consistem no seguinte:
Ajudar as empresas em fusões e aquisições
Finanças corporativas (como emissão de bilhões de dólares em papel comercial para ajudar a financiar as operações do dia-a-dia)
Gestão de investimentos profissionais para instituições ou indivíduos de alta patrimônio líquido
Bancos comerciais
Relatórios de pesquisa de mercado de investimento e capital preparados por analistas profissionais
Formulação de estratégia
2. Escritório mediador
Os serviços bancários de investimento do escritório mediador incluem o cumprimento dos regulamentos governamentais e restrições para clientes profissionais, como bancos, companhias de seguros e divisões financeiras, bem como fluxos de capital.
Estas são as pessoas que assistem ao dinheiro entrando e saindo da empresa para determinar a quantidade de liquidez que a empresa precisa manter a mão para que ela não tenha problemas financeiros. A equipe responsável pelos fluxos de capital pode usar essas informações para restringir as negociações, reduzindo o poder de compra e negociação disponível para outras divisões.
3. Back-office
Os serviços de back-office incluem as estruturas de funcionamento do Banco de Investimento. Ele lida com coisas como:
- Assegurar que os valores mobiliários corretos sejam comprados, vendidos e resolvidos para os montantes corretos
- Certificando-se de que as plataformas de software e tecnologia que permitam que os comerciantes façam seus empregos são de última geração e funcional
- Criando novos algoritmos de negociação
Os trabalhos de back-office são frequentemente considerados não glamourosos, e alguns bancos de investimento terceirizam para empresas especializadas, como empresas de custódia. No entanto, eles permitem que a coisa toda correr. Sem eles, nada mais seria possível.
Instituições financeiras de investimento x Bancos comerciais
Banco de investimento não aceita depósitos, e o banco comercial aceita depósitos
Banco de investimento não fornece empréstimos, banco comercial fornece empréstimos
bancos de investimentos buscam corporações maiores e indivíduos altos valores líquidos, enquanto bancos comerciais visam todos os consumidores, pequenos a grandes corporações de tamanho e governos.
A principal diferença entre investimentos e bancos comerciais é que, embora os bancos de investimento se concentrem em ajudar as empresas a acessar mercados de capitais, os bancos comerciais lidam principalmente com contas de depósito e empréstimos para indivíduos e empresas.
Um resumo rápido:
Os bancos de investimento ajudam as corporações a acessar mercados de capitais.
As empresas usam bancos de investimento para suas ofertas públicas iniciais (IPOs).
Os bancos de investimento normalmente lidam com a fusão ou aquisições de uma empresa.
Os bancos comerciais se concentram em depósitos e empréstimos; bancos de investimento não.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como saber se um negócio é um bom investimento?
Investimentos de longo prazo: as melhores opções para um futuro financeiro estável
Investir dinheiro, onde e como?
Conta em um banco público ou privado? Qual é melhor?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.