Onde tirar o CPF?
Fazer o seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um dos passos mais importantes como cidadão no Brasil. Esse documento efetivamente te registrará como um cidadão, permitindo o acesso a diversos benefícios, tais como o INSS, Previdência, direitos trabalhistas, contas bancárias, titularidade de contas de serviços públicos, compra e venda de imóveis, e mais. O CPF é um banco de dados gerenciado pela Receita Federal com as informações de cadastro dos contribuintes. Mas onde fazer o CPF? Quem pode fazer?
Maiores de 16 anos: deve ser solicitada pela própria pessoa ou representante legal
Incapaz ou interditado: através de tutor ou curador.
Falecido com bens a inventariar: deve ser solicitado pelo inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou o sucessor a qualquer título (herdeiro ou legatário).
Falecido sem bens a inventariar: deve ser solicitado pelos parentes da pessoa falecida (pais, filhos, irmãos).
Brasileiro que reside no exterior e estrangeiros que residem no Brasil.
Onde tirar o CPF?
É possível retirar o CPF presencialmente ou pela internet. Pela internet é muito mais prático e rápido, já que você não precisa sequer sair de casa para fazer seu registro.
Presencialmente no Brasil, o CPF pode ser retirado em uma agência dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, agências dos Correios, ou entidade conveniada.
No exterior, o CPF deve ser feito em embaixada ou consulado. Procure o mais próximo de você no Portal Consular.
Pela internet, pode ser feito diretamente no site da Receita Federal. É rápido e simples de fazer.
Vale lembrar que presencialmente o horário de retirada do CPF deve respeitar o horário comercial da instituição onde será feito o CPF. É possível realizar agendamento nas agências da Receita Federal para retirar seu CPF.
https://youtu.be/Sa-oB9AoI6I
O que eu preciso para tirar o CPF?
Para fazer o CPF os menores de 16 anos ou tutelados acompanhados precisa dos seguintes documentos:
Documento de identidade: certidão de nascimento ou RG
Documento de identificação dos pais ou responsáveis
Documento que comprove a tutela ou guarda.
Para os maiores de 16 anos é preciso:
Documento do identidade com foto: RG, CNH, carteira profissional, etc.
Título de eleitor: para maiores de 18 anos e menores de 70 anos.
Para inscrição solicitada por procurador do interessado:
Documentos de identidade do procurador e da pessoa de quem se quer fazer o CPF: RG, CNH, carteira profissional, certidão de nascimento.
Procuração com firma reconhecida
CPF do procurador
Pela internet é necessário ter também o título de eleitor.
Há algum custo em tirar o CPF?
Não. Fazer seu CPF é um processo inteiramente gratuito, não importa por qual meio você esteja fazendo seu cadastro. Se alguém estiver cobrando para fazer seu CPF, pode ter certeza que tem algum golpe envolvido. Tome muito cuidado com pessoas com más intenções e que podem se aproveitar de você.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre onde e como tirar seu CPF. Se ainda ficou alguma pergunta, o espaço de comentários abaixo está aberto para suas questões. Não se esqueça de deixar também suas críticas, sugestões e elogios. Aprendemos muito com vocês e queremos direcionar nosso blog para os assuntos que vocês mais querem e precisam ouvir.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como solicitar o seguro de vida de um falecido?
Como saber se meu nome está no SPC ou sujo?
Como se tornar um sócio do SESC?
Quanto custa fazer inventário? Como agilizar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.