Pagar contas no cartão de crédito compensa?
Existem várias maneiras de realizar o pagamento de contas hoje em dia. Todas elas envolvem os bancos de alguma maneira, seja através do caixa eletrônico ou no site dos bancos na internet. Quando não é assim, você precisa ir a uma casa lotérica, que também nada mais é que um caixa de banco, mas com funções restritas e específicas, como apostar nas loterias.
Leia também
Alguns bancos simplesmente não oferecem esta comodidade. Outros cobram juros como 1,99% ao mês, sendo em que em alguns casos, nem é pró-rata. A idéia do bancos é que você pague pelos juros quando precisar, mas que o valor seja alto o suficiente para não incentivar o pagamento de contas no cartão de crédito para ganhar milhas.
A algum tempo atrás os bancos permitiam o seguinte: você podia por exemplo pagar sua conta de 1000 reais no cartão de crédito hoje e amanhã fazer um pagamento parcial da fatura no valor exato de 1000 reais. Se os juros fossem de 1,99% ao mês, você pagaria apenas 1,99/30 sobre os 1000 reais, ou seja, 1 dia de juros. Assim você estaria ganhando as milhas equivalentes aos 1000 reais por apenas R$ 0,66 centavos. Um negócio e tanto para quem quer juntar milhas mais rapidamente e os bancos logo perceberam e acabaram com a festa. Hoje o mais comum é pagar os juros cheios por qualquer conta paga no cartão de crédito.
Mas então? Compensa pagar as contas no cartão de crédito? Se você está sem dinheiro para pagar a conta que vence hoje e tem CERTEZA de que vai poder pagar a fatura do cartão, pode valer a pena. O que você precisa saber é se os juros somados à multa por atraso serão maiores que os juros cobrados pelo banco por lhe emprestar o dinheiro. Se a taxa cobrada pelo banco pelo pagamento da conta no cartão de crédito for MENOR que os juros e a multa por atraso até a data em que você terá o dinheiro, compensa fazer o pagamento da conta no cartão.
Porém, se você pagar a conta no cartão e depois não tiver o dinheiro para quitar integralmente a fatura você terá piorado o seu problema. Em geral as contas tem juros muito menores que o cartão de crédito e, se for pra ficar devendo, é melhor dever quem cobra juros menores. Claro que é também necessário considerar o tipo de conta que está sendo paga. Certas contas quando atrasadas implicam no corte de alguns serviços essenciais e o prejuízo pode ser bem maior que os juros do banco.
Espero que o exemplo tenha sido suficiente para explicar a situação. Se pensa agora em pagar uma conta no cartão de crédito, faça as contas com todos os juros e valores envolvidos antes de tomar a decisão!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Como funciona o limite na fatura do cartão de crédito?
10 coisas do seu cartão de crédito que você precisa saber!
Como pedir um cartão de crédito em um banco?
Guia completo para o uso inteligente do cartão de crédito!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.