Pagar contas – Qual a melhor forma?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Esse com certeza é um dos momentos dos quais a maioria das pessoas gostaria de não ter que passar por ele. A hora de pagar contas não é agradável para ninguém, e constantemente gera aborrecimentos e desentendimentos. Porém, esse pesado pesar pode ser aliviado se forem levadas em conta algumas dicas importantes. Afinal, existem diversas formas de pagamento para quitar as contas, e saber escolher a melhor e mais apropriada delas para cada situação pode ser um trunfo importantíssimo que cada pessoa tem na mão, ou no bolso!

Crédito, débito, à vista ou parcelado

Pagar contas nunca é agradável

Por conta desse quesito segurança, o pagamento à vista é sempre mais indicado, pois a pessoa não se compromete a não ter condições de pagar no futuro por aquilo que provavelmente já terá consumido no passado. O que gera frustrações constantes. Portanto, se você tem condições, nem precisa pensar duas vezes, pague à vista sem titubear.

O pagamento em dinheiro pode ser interessante, porém nos tempos de hoje em que a violência é crescente e constante, carregar muito dinheiro vivo pode ser perigoso. Por isso indica-se usar prioritariamente os cartões, mais discretos e seguros. No pagamento em cartão, geralmente existem duas opções, o débito, mais indicado, pois o pagamento ocorre instantaneamente, ou o débito, que é praticamente um pagamento parcelado, podendo ser inclusive dividido em parcelas. Nesse caso, a pessoa irá pagar pelo produto aos poucos.

Seja qual for a sua escolha, o importante é avaliar bastante a sua condição financeira e pessoal, para que não corra riscos graves e diminua sempre as condições negativas para que um negócio dê errado ou a pessoa contraia dívidas. Pagar contas é sempre um ritual pouco agradável, mas há formas melhores de fazê-lo, e segui-las é um desafio importante no mundo de hoje.

Image: Keerati / FreeDigitalPhotos.net

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário