Planejar você mesmo ou comprar pacotes de viagem?
Você quer fazer a viagem de seus sonhos mas não sabe nem por onde começar seu planejamento. Você não sabe nem sequer se quer fazer tudo sozinho ou se quer deixar um profissional te ajudar no processo. Por melhor planejador que você seja, é muitas vezes difícil decidir se é melhor comprar um pacote de viagens ou fazer um planejamento sozinho, tanto pelos custos quanto pela liberdade que você consegue ao fazer tudo sozinho. Acontece que sua escolha por um ou pelo outro vai depender de uma série de fatores.
Leia também
- O que é tarifa de pacote de serviços mensal? HSBC, Itaú, Bradesco…
- O que é o pacote de serviços de um banco? Como economizar?
Por outro lado, imaginemos alguém que faça todo o planejamento sozinho. Ele pode incluir mais alguns dias na viagem com os recursos poupados do serviço do agente de viagens e conhecer mais parques ou até mesmo, viajar pela Flórida, conhecer lugares que não são muito populares. Ou mesmo, usar o dinheiro extra para investir em compras nos EUA. Isso vai requerer um maior trabalho por parte do viajante, que terá de buscar seguros de saúde e de vida para a viagem, hotéis para estadia, a compra da entrada para os parques que quiser visitar e mais. Pode até acabar saindo um pouco mais caro, mas com a vantagem da flexibilidade maior para a viagem.
É um jeito melhor do que outro? Depende do seu propósito com a viagem. Já vi pessoas se arrependendo de comprar pacotes mais baratos para viagens que poderiam ter sido facilmente planejadas com um pouco mais de tempo. Assim como vi pessoas planejando por si mesmas viagens muito fechadas que poderiam ter sido compradas em pacotes com valores muito mais em conta.
Eu por exemplo estou começando a planejar uma viagem para a Europa em, no máximo, dois anos. O plano é fazer um tour de até 30 dias de moto. Eu posso buscar pacotes de serviços que fazem este programa com guias ou planejar minha viagem sozinho e arcar com os possíveis riscos da viagem. Ainda estou indeciso sobre o que fazer, pois tenho de começar pesquisando relatos de quem já teve essa experiência e ver o que será melhor de acordo com meu perfil de viagem. É o mesmo que você deve fazer: pesquisar, comparar, ler bastante. Quanto mais informações você tiver, melhor será para você fazer sua decisão e poder finalmente curtir sua viagem.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como gastar menos nas suas próximas férias?
Como fazer um planejamento financeiro para viajar sem se endividar
Recompra em cartões de viagem? Furada! Veja por que!
Maneira simples de controlar gastos em uma viagem
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.