Planilhas para finanças pessoais
Muitos só vão pensar em um planejamento financeiro após terem passado por uma grande dificuldade. Menos pessoas ainda serão capazes de organizarem suas finanças para gastar menos e poupar mais. Talvez a combinação das dívidas, empréstimos, financiamentos, custos de cartões e contas a pagar possam dificultar seu julgamento em uma hora crítica.
No primeiro momento, uma planilha feita no Excel, Google Drive ou algum programa similar pode parecer complicada. São muitas as fórmulas que você pode utilizar e isso pode te fazer ficar um pouco tonto com as possibilidades. Porem, ao manter-se ligado as informações básicas, você consegue estabelecer as bases de uma boa planilha. Seguindo alguns passos básicos, qualquer um pode fazer uma boa planilha financeira. Eis as principais dicas para esta construção:
- Faça uma planilha que não te deixe maluco
Você precisa fazer um registro de todas as suas contas e todos os seus rendimentos. A diferença é o quanto que sobra para a diversão ou, melhor dizendo, o que sobra para a diversão no caminho da falência. Parece fácil, mas quando você começar a digitar todos os seus dados em uma planilha, as coisas ficam muito confusa rapidamente. Um monte de gente desiste após a primeira tentativa.
Estabeleça os básicos primeiro: liste suas contas na primeira coluna à esquerda e, nas colunas seguintes, o valor total devido, os pagamentos mensais requeridos e a data de vencimento da conta. Essas são as 4 colunas essenciais para uma planilha. Na linha inferior a todas as contas, coloque uma cor de destaque e use uma fórmula simples para somar o valor total das contas.
- Destaque e organize seu orçamento através do sombreamento
- Utilize fórmulas para projetar seus custos de empréstimos e cartões de crédito para o futuro
Agora que você pode fazer um orçamento pessoal, bem organizado e estruturado de uma forma que é muito fácil de seguir, o próximo passo é atacar a dívida do cartão de crédito e os empréstimos que te irritam cada dia mais com juros exorbitantes. Coloque na coluna da esquerda o dia de pagamento da dívida. Em seguida, a quantidade a ser paga. Na terceira coluna, você vai utilizar uma coluna que retire da dívida o valor total do pagamento e multiplique o restante pela taxa de juros mensal que está sendo paga. Um exemplo seria uma fórmula como
= C2-B3(C2*0.1/12)
Depois de pronta a primeira linha, é duplicar a fórmula para cada mês abaixo. Ao fazer essa projeção, você vai finalmente encontrar o local onde seu balanço está totalmente pago, podendo planejar compras, viagens ou mesmo investimentos para o momento em que a dívida acabar.
- Recalcule pagamentos com base nos juros e elimine suas dívidas
Em vez de manter pagamentos constantes em cada um dos seus cartões de crédito até que seja completamente pago, você pode optar por pagar o mínimo em alguns deles e desviar o pagamento de suas dívidas no cartão de maiores juros. Usando a capacidade de “preenchimento automático” para os cálculos de balanço mensal, dá para testar vários diferentes cenários para pagar as dívidas mais rapidamente. Em vez de pagar o mínimo em um cartão, pode ser mais válido pagar mais em outro e anular a dívida deste em menos tempo, antes que crie uma bola de neve financeira.
- Crie categorias de gastos e investimentos
- Faça uma página da planilha exclusiva para seus investimentos futuros
Seus sonhos provavelmente custarão dinheiro. E a maior parte deles demorará um tempinho para serem realizados. Colocar um preço em seus sonhos pode ser algo complicado, porém, muito necessário na construção de um futuro onde será possível realizá-los. O objetivo final de uma planilha para suas finanças pessoais deve ser proporcionar uma maior organização, segurança e planejamento para que uma família tenha uma boa saúde financeira e realize seus sonhos. Essa é a parte mais importante da planilha de finanças pessoais e provavelmente, a que mais vai te motivar a continuar organizando seus recursos financeiros. A disciplina em manter estas informações sempre atualizadas é que fará a maior diferença em sua saúde financeira.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Controle seu dinheiro com uma revisão semanal, mensal e anual de gastos!
Planejamento financeiro: como organizar sua vida financeira e alcançar suas metas
10 formas de simplificar suas finanças
Como controlar seus gastos no cartão?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
Um comentário para: “Planilhas para finanças pessoais”
Ilzéa Gonçalves de Oliveira
Mui bom, esta planilha financeira. Necessito do Cartão BNDS.
Grato!