Por que cadastrar o CPF na nota?
O pedido para o cadastro do CPF na nota tem sido cada vez mais comum. Mas qual o benefício de cadastrar o CPF na nota? Para quê isso serve? Buscando responder a essa pergunta, pesquisamos e nos informamos melhor das vantagens que você pode ter ao cadastrar o CPF na nota.
Cadastrar CPF na nota por quê?
Alguns estados e cidades estão fazendo um programa de incentivo para que as pessoas peçam mais a nota fiscal dos produtos e serviços que compram. Dessa maneira, há um menor índice de fraudes e inadimplência de impostos. Afinal, com todo mundo pedindo nota fiscal, a loja não pode simplesmente vender o produto e não produzir uma nota, que resulta no pagamento de impostos.
É uma maneira simples para combater a sonegação de impostos e, ao mesmo tempo, aumentar o controle sobre a tributação fiscal dos estabelecimentos.
Ao associar um CPF a uma nota, dificulta-se a emissão de notas frias, já que a transação atrelada a uma pessoa atesta que a compra realmente foi realizada.
Nota Paraná, Nota Fiscal Paulista e outras vantagens do CPF na nota
Os programas de incentivo ao pedido de CPF na nota fiscal, tal como o Nota Fiscal Paulista e o Nota Paraná, oferecem diversos benefícios aos cidadãos. Porém, os benefícios específicos variam de estado para estado.
Primeiramente, quem quer usufruir dos benefícios precisa se cadastrar no site do programa específico do seu estado. No site, você fará o cadastro com seu CPF e senha. Após o cadastro, ao pedir o cadastro do CPF na nota, você passará a ganhar créditos no seu nome para o programa de incentivo da nota fiscal.
Com esses créditos acumulados, os consumidores podem realizar doações com os créditos acumulados, podem participar de sorteios que premiam os cidadãos, podem pagar impostos como IPTU e IPVA, e podem sacar o dinheiro para contas corrente ou contas poupança.
Outros benefícios de colocar o CPF na nota fiscal
Há outros benefícios de pedir para colocar o CPF na nota fiscal. Apesar de muitos lojistas aceitarem a substituição de itens com problemas para troca sem a nota fiscal, eles não são obrigados a aceitarem o produto. Além disso, se você precisar acionar a empresa que vendeu um produto ou serviço na justiça, a ausência da nota fiscal pode ser um problema para você. Vale lembrar que a nota fiscal é como um documento que comprova a compra de um produto, e é com ela que você conseguirá garantir seus direitos como consumidor.
Dica sobre a nota fiscal para quem faz compras online
Se você faz muitas compras online de outros estados, ou até mesmo de seu estado, pode já ter muitos créditos acumulados sem saber. Vá e se cadastre no programa de nota fiscal do seu estado para poder ver os valores acumulados e realizar o saque ou uso dos créditos para as mais diversas finalidades. Eu mesmo fiz isso e descobri muitos créditos que estavam acumulados no programa Nota Fiscal Paulista por conta de compras que fiz de empresas de São Paulo.
Esperamos que essa ajuda resulte em um dinheirinho de volta pro seu bolso, já que pagamos tantos impostos. Se você conhece algum programa de incentivo ao pedido da nota fiscal com CPF, deixe nos comentários. Sua participação será muito bem vinda!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Seu cartão devolve o dinheiro quando o preço do que você comprou diminui?
O que é nota promissória? É seguro utilizar?
Máquina de cartão de crédito – Preço de credenciamento para pessoa física
Consulta por CPF online – O que dá pra saber?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.