Por que organizar seu tempo vai ajudá-lo a poupar dinheiro?
Tempo é dinheiro. Desde pequenos estamos acostumados a este ditado popular, que nos perseguirá até o fim de nossas vidas. Mas dificilmente paramos para pensar nele, no por que organizar seu tempo vai ajudar a poupar dinheiro. Nem temos certeza se realmente um tempo bem organizado te ajudará a salvar dinheiro.
Não adiantaria nada explicarmos uma teoria por trás do ditado. É sempre melhor explicar algo através de exemplos, algo com o qual nós podemos nos relacionar e assim, saber como um tempo bem organizado ajuda a poupar dinheiro.
Fazendo tudo em etapas
Ao organizar seu tempo, pense em todos os elementos necessários para concluir uma tarefa. Pré-planejamento economiza tempo e organiza o processo. Além disso, você deixa de investir seu tempo em partes de tarefas que seriam inúteis e seu tempo pode ser focado em outras coisas melhores. Quanto mais tempo você demorar a fazer alguma coisa, menos tempo terá para tarefas mais importantes. E mais dinheiro você tende a gastar. Um exemplo é quando você tem que limpar sua casa: se você não sabe de todos os produtos que tem que comprar, ou vai comprar de menos no supermercado ou vai comprar demais, causando um prejuízo tanto pela necessidade de voltar ao mercado quanto de ter comprado itens demais para uma limpeza.
Monitoramento de todas as tarefas
Ao avaliar constantemente as tarefas pelas quais você está responsável, você consegue ver critérios de importância. Talvez aquele projeto não seja tão bom quanto você imagina ao reavaliá-lo após algumas semanas. Aquela oportunidade de participar de um evento acadêmico agora parece ser mais fácil. Ao monitorar todas as suas atividades, você pode descobrir também que algum curso ou algo que esteja fazendo está gastando um dinheiro desnecessário. E aí, fica mais fácil tomar a decisão de cancelar aquilo de sua vida.
Programando seu dia a dia
Programando seu dia a dia, todas as suas tarefas, você não apenas otimiza o seu trabalho, ao conseguir fazer mais tarefas com mais efetividades, quanto sua vida pessoal. Você começa a ficar mais feliz, mais realizado, porque seu tempo parece render mais. Você passa a conseguir fazer mais coisas, realizar mais tarefas, completar projetos que antes, apenas te deixavam frustrado. Uma pessoa feliz, além de produzir mais, produz com mais qualidade, pois gosta daquilo que está fazendo.
Buscando onde você perde tempo
Ao encontrar os lugares e tarefas onde você mais perde tempo, você descobre onde está desperdiçando sua vida. Em uma dessas, você poderá descobrir que seu emprego como um todo tem sido uma perda de tempo, porque você não terá como crescer nele. E aí, você pode passar a investir seu tempo em uma proposta de outra empresa que com certeza, tem um plano de carreira melhor do que a sua.
Desorganização e desperdício
Ao ser desorganizado, você desperdiça tempo. Você também desperdiça dinheiro. Por exemplo, se você não faz listas de compras, a tendência é que você compra itens de que não precisa. Se você gasta tempo demais para explicar algo a um cliente, ele talvez se interesse pela propostas de concorrentes. Em um mundo altamente competitivo, aqueles que otimizam a utilização do tempo são aqueles que tem uma vantagem competitiva, pois fazem mais, com menos. Eles crescem mais, tem maior capacidade de aproveitar seu tempo livre, aproveitam melhor as oportunidades porque simplesmente tem tempo de sobra para se dedicar a elas quando elas aparecem.
Valorize seu tempo!
Pense em quanto você ganha por hora de trabalho. Pense que cada hora do seu dia tem aquele valor. Cada hora perdida, significa aquele valor perdido, ou uma oportunidade de fazer dinheiro. Além de ser uma boa forma de ver o quanto vale seu tempo, você começará a descobrir muitas coisas que não vale seu tempo. Com isso, há a garantia de que além de ter mais dinheiro, você vai com certeza ter mais tempo livre para usar esse dinheiro com as coisas que realmente importam.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Preciso me dedicar o dia inteiro para investir na bolsa?
Você valoriza seu tempo? Ele vale mais dinheiro do que você pensa!
5 formas de ainda ter dinheiro no fim mês!
60 dicas para conseguir economizar dinheiro!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.