Por que pensar como um pobre te atrapalha a ganhar dinheiro?
Ao mudar sua maneira de pensar, você pode alterar drasticamente o curso da sua vida e o status de sua fortuna. Aqui estão algumas instruções sobre como as diferenças entre pensar como um rico ou pensar como um pobre podem te ajudar e/ou atrapalhar em sua vida.
Pobre se concentra em poupar. Rico se concentra em ganhar.
Impulsionado pelo medo da perda e da incerteza do futuro, as massas se concentram em como proteger e acumular seu dinheiro. Enquanto pensadores riscos entendem a importância de poupar e investir, eles direcionam sua energia mental para acumular riqueza através de servir as pessoas e resolver problemas. Quando uma correção econômica ocorre, a proteção baseada no medo sofre perdas catastróficas que podem levar anos para se recuperar. Enquanto pensadores ricos sofrem perdas semelhantes, eles rapidamente voltam sua atenção para as oportunidades financeiras que se apresentam em uma sociedade de pessoas de repente aterrorizadas.
Leia também
Enquanto as massas estão vendendo para a sobrevivência de curto prazo, os grandes estão comprando para o sucesso a longo prazo. Um grupo está a funcionar a partir do medo, o outro, da abundância. Os ricos não têm medo de assumir riscos calculados porque eles sabem que se eles perdem eles podem fazer tudo de volta. Enquanto os pobres estão sempre olhando para o investimento único que irá torná-los ricos, os ricos investem com sabedoria conhecendo que a maior parte de sua fortuna virá do serviço que prestam. A maioria das pessoas estão mais preocupados com os ganhos modestos se acumulam de suas poupanças e investimentos do que eles estão com o uso de suas mentes de bilhões de dólares para criar uma fortuna.
As massas são tão focados em acumular cupons e viver frugalmente que perdem grandes oportunidades. Mesmo no meio de uma crise de fluxo de caixa , os ricos rejeitam o pensamento das massas. Eles são mestres em focar sua energia mental onde ela pertence: ganhar muito dinheiro. E você? Você está mais focado na economia de tostões ou na construção de um império? Sua situação financeira atual vai lhe dar uma ideia de seu pensamento passado. Se você é rico, continue a pensar da maneira que você está pensando. Se não, talvez seja a hora de mudar.
Pobres se preocupam com a falta de dinheiro. Ricos pensam em como ganhar mais dinheiro.
As pessoas pobres passam mais tempo pensando em dinheiro do que os ricos. O problema é que as pessoas pobres gastam esse tempo se preocupando com o que vão fazer se perderem os empregos, ficarem doentes, ou excederem o seu orçamento através de mau planejamento ou a má sorte. A maior parte desta preocupação é uma perda de tempo, para não mencionar o impacto negativo, destrutivo psicológico que tem sobre as suas mentes e os estragos que provoca fisiologicamente com seus corpos.
Viver com medo não é viver, é sobreviver. Ricos encontram problemas que são rentáveis para resolver e passam a maior parte do seu tempo focados em resolvê-los. Eles sabem que o dinheiro vai seguir a solução, então a lógica dita a direcionar sua energia mental para o pensamento crítico e criativo, que está enraizado na crença de que só porque uma solução não foi descoberta não significa que ela não existe. Pessoas sem medo vivem neste nível de consciência.
O pensamento crítico criativo é a forma mais elevada de pensamento, e é uma só tacada responsável por todo o progresso na história da civilização. Cada produto ou serviço que tem feito a nossa vida melhor vem de pensamento criativo. Então, quando eu digo que um rico pensa em como ganhar mais dinheiro, o que eles estão realmente pensando é a resolução de problemas criativamente, não o dinheiro em si . As pessoas ricas são muitas vezes criticadas por serem obcecadas por dinheiro, mas a verdade é que o pobre, trabalhador de classe média passa mais tempo pensando nisso.
Se as massas atualizarem suas crenças limitantes sobre dinheiro e redirecionarem a sua energia mental para ideias novas e excitantes, eles iriam experimentar a abundância financeira. O dinheiro flui para grandes idéias como a água. O segredo é aprender a abrir a torneira.
Pobres vêem o dinheiro através dos olhos de emoção. Ricos vêem o dinheiro através dos olhos da lógica.
A maioria das pessoas nunca acumula muito dinheiro devido a uma série de crenças de auto-limitação em torno do assunto alimentadas pela emoção negativa. No momento em que a pessoa pobre se torna um adulto, eles têm uma lavagem cerebral, com dezenas de crenças da classe média e filosofias sobre o dinheiro que praticamente garante-lhes uma vida de mediocridade financeira.
Crianças, adolescentes e adultos jovens, ouvem mensagens negativas sobre dinheiro mais e mais até que se tornam crenças que determinam seu comportamento. Seus bem-intencionados assessores inadvertidamente configura-os a lutar para o resto de suas vidas. Em suma: um pensador pobre não pode ensiná-lo a se tornar um pensador rico. Alguém que vive uma existência restrita não pode te dizer como viver uma existência sem restrições . E uma pessoa pobre não pode ensiná-lo a ficar rico. Estas declarações são óbvias para qualquer pessoa pensante racional a operar a partir de uma mentalidade baseada em lógica.
Poucas pessoas são capazes de pensar em dinheiro sem nublar o assunto com emoção negativa, que é gerada a partir de dezenas de crenças dos pobres. Uma pessoa normalmente inteligente, bem-educada e de outra forma bem-sucedida pode ser instantaneamente transformada em uma pessoa baseada no medo, a impulsionado pelo pensamento de escassez cuja maior aspiração financeira está em se aposentar confortavelmente.
Ricos enxergam o dinheiro para o que é e o que não é através dos olhos de lógica. Os grandes sabem que o dinheiro é uma ferramenta crítica que apresenta opções e oportunidades. Eles também sabem que se você não está feliz sem ele, você não vai ser feliz com ele. Mas enquanto o dinheiro tem pouco a ver com a felicidade, é só uma das ferramentas mais importantes no jogo da vida, e sem as correntes psicológicas que as vinculam, campeões ganham tudo o que puderem. Quando se trata de pensar em dinheiro, coloque suas emoções na prateleira e deixe a razão ser o seu guia .
Pobres tem uma mentalidade de loteria. Ricos tem uma mentalidade de ação.
As massas amam a loteria porque, no fundo, eles acreditam que é sua única chance de ficarem ricos. O fato é que eles provavelmente estão certos. Não porque eles não são capazes, mas porque eles não têm fé em suas próprias habilidades e as suas crenças sobre dinheiro limitam seu sucesso financeiro. Pobres são auto-destrutivos, especialmente quando se trata de dinheiro. Eles sempre vão lutar financeiramente a menos que sejam de alguma forma capaz de quebrar o molde na infância dizendo-lhes que apenas bandidos e pessoas de sorte ficar rico.
A capacidade rica de crenças sobre o dinheiro que os leva a uma ação efetiva, diária, que serve como base de seu sucesso financeiro. Os grandes saberem falar é fácil, e a única maneira de ficar rico é agir. Na superfície, a distinção entre as classes parece simples, mas na verdade é um contra-senso. Compreender a relação de causa e efeito é o que lhe dá clareza. Muitas pessoas acreditam , como eu costumava fazer, que as massas não possuem o desejo cru para ficar rico e, portanto, nunca tomam as medidas necessárias.
A verdade é que eles têm todo o desejo que eles precisam, mas falta-lhes as crenças que iriam acordar seu desejo latente. A causa de sua falta de ação não é a falta de desejo, mas a falta de capacitação em crenças sobre a aquisição de dinheiro. Crenças ditam comportamentos e o comportamento dita resultados. Isso é o que os ricos entendem que os pobres não conseguem fazer. Se você quer ficar rico, disseque as suas crenças sobre dinheiro e atualize-as para a classe rica.
Depois de ter tomado o cuidado com a “causa”, o “efeito” vai seguir e você vai começar a se mover em direção a riqueza porque você vai estar pensando como uma pessoa rica. Quando os ricos precisam de dinheiro, eles não se perguntam se é possível, eles simplesmente começam a criar novas idéias que resolvem problemas. Eles não perdem energia mental se preocupando ou se perguntando sobre sua capacidade de produzir dinheiro, eles dirigem a sua concentração para o pensamento criativo.
Você vê por que isso é tão eficaz? Você entende agora por que os ricos ficam mais ricos? Você vê como você pode fazer exatamente a mesma coisa?
Os ricos não são mais inteligentes do que nós. Eles são apenas mais estratégicos.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Dicas para você ficar rico Lentamente!
6 regras de finanças pessoais que todo mundo deveria seguir
Posso ficar rico tendo dívidas?
Como não gastar dinheiro a toa?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
2 comentários para: “Por que pensar como um pobre te atrapalha a ganhar dinheiro?”
Ronaldo Faria
Adorei o artigo, gostaria de conversar mais com o autor, é possível?
Equipe Crédito ou Débito
Sim, Ronaldo. Tanto pelos comentários quanto pelo nosso email [email protected]