Por que ter apenas uma conta bancária?
Quer economizar mais? Mantenha as coisas simples com uma conta corrente apenas. A sabedoria popular diz que as pessoas devem se espalhar tudo em contas diferentes, aproveitando diferentes pacotes de benefícios de cada banco ou instituição financeira. No entanto, eles estão mais propensos a poupar mais, com apenas uma conta.
Hoje em dia, o brasileiro típico tem várias contas, geralmente uma combinação de conta corrente e poupança. Indivíduos são mais propensos a poupar se eles têm apenas uma conta principal, ao invés de muitas contas. Vamos explicar isso com mais detalhes.
Leia também
Implicações bancárias
Brasileiros não poupam quase nada, isso é fato. As contas poupanças minguam cada vez mais, com rendimentos que são engolidos pela inflação. Junto isso com os pacotes de serviços dos bancos e temos aí rendimentos engolidos pelas instituições financeiras. Mais de uma conta e você já imagina o resultado.
Por que ter várias contas de incentivam as pessoas a poupar menos?
Várias contas englobam valores intrínsecos e extrínsecos mais confusos, tornando mais fácil para as pessoas gerar justificativas para apoiar as suas decisões de gastos desejados. No entanto, uma única conta reduz a margem para distorções e impede a geração de justificativas para apoiar decisões de gastos desejáveis.
Poupança bagunçada
Em outras palavras, as pessoas com mais contas não têm uma ideia clara de quanto eles têm guardado e usam essa imagem confusa para racionalizar suas decisões de gastos. Nós nos sentimos bem sobre nós mesmos, a longo prazo, quando nós poupamos, mas nos sentimos melhor ainda quando gastamos, o que nos leva a encontrar justificativas para gastar.
Simplificando, se você tem diferentes contas, é fácil se convencer de que você tem uma tonelada poupado ou várias opções de crédito quando as coisas estiverem ruins. Se você tem tudo isso em um só lugar, você pode ver claramente o que você tem ou não tem.
O que fazer se eu preciso ter mais de uma conta?
Aqueles que se opõem à consolidação das contas, podem pelo menos tentar usar planilhas do Excel ou anotações para manter todas as informações financeiras em um lugar só, tentar transferir recebimentos para só uma conta e/ou negociar com seu gerente por melhores taxas que seu banco ou instituição financeira anterior.
Contas direcionados para poupar?
Outros discordam e argumentam que o uso de contas de poupança é a melhor maneira de acumular dinheiro para começar a investir. Quando a poupança e a conta corrente são combinadas, é fácil perder a noção do quanto você salvou para cada objetivo e usar o dinheiro para outros gastos. Esta separação entre conta corrente e poupança pode ser a única separação válida, contando que as contas poupança não tem mensalidades de pacotes de serviços.
Pacotes de serviços
Junte os elementos acima e os pacotes de serviços e temos contas que custam dinheiro e ainda te incentivam a gastar mais. Você pode negociar menores mensalidades, menores taxas, mas o pacote básico provavelmente ainda estará lá.
Dito isso, o que eu faço? Cancelo todas as minhas contas?
Calma, primeiro de tudo. Compare os bancos e instituições financeiras nos quais você tem conta. Veja as taxas e os benefícios que eles oferecem. Por exemplo, a CAIXA é um banco com taxas muito baixas para financiamento de imóveis. Mas será isso mesmo que você precisa? Você pode negociar para ter melhores condições, não tão baixas taxas, em outros bancos. Mas incluir um seguro, talvez. Ou isenção total de mensalidades dos pacotes de serviços. Seja qual for, você deve pesquisar e comparar. Talvez realmente você descubra que precisa de mais de uma conta. Mas pelo menos, terá a certeza comprovada através de sua dedicação à informação.
Você usa várias contas para gerir as suas poupanças ou apenas uma? O que funciona melhor para você em termos de atingir suas metas de poupança? Compartilhe conosco suas ideias de planejamento financeiro para um blog mais interativo.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 formas de simplificar suas finanças
O que é o pacote de serviços de um banco? Como economizar?
Quais são os documentos necessários para abrir uma conta? Corrente e poupança!
Banco online no Brasil: como funciona? Qual o melhor?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.