Posso usar FGTS para pagar aluguel?
Muitas pessoas podem querer usar o FGTS para vários fins diferentes. O fim mais comum que ele toma é na hora de financiar imóveis, ajudando os trabalhadores brasileiros a realizarem o sonho da casa própria. Mas será possível usar o FGTS para pagar aluguel, já que também é relacionado a imóveis? De certa forma, é até possível, mas vamos explicar com detalhes como é possível.
Com a exceção do último exemplo, todos acima necessitam do saque do FGTS, ou seja, você estará com o dinheiro em mãos para dar a ele o destino que bem entender.
Posso usar meu FGTS para pagar meu aluguel?
A partir do momento que você faz o saque do FGTS, você pode dar o destino que bem entender ao fundo, inclusive para o pagamento de aluguel. Porém, diretamente da conta, sem respeitar as condições acima, não é possível usar seu FGTS para pagar seu aluguel. Alguns podem até argumentar que podem usar o FGTS par apagar por reformas na residência ou algo parecido. Porém, isto não é verdade, dado que para o imóvel poder receber recursos do FGTS ele precisa estar no nome daquele que está usando o FGTS para pagá-lo.
Preciso de dinheiro para pagar meu aluguel. Como eu faço?
A opção que você tem aqui, caso não tenha um fundo de emergência, é planejar. Primeiro, coloque na ponta do lápis por que você não está conseguindo pagar seu aluguel. Anote seus custos mensais, seu salário e para onde está indo seu dinheiro. Se você descobrir que o aluguel está muito mais caro que você pode arcar, tente conseguir alguém para dividir os custos com você urgentemente e assim que o contrato vencer, busque um lugar mais barato. Se o caso for de mau planejamento financeiro, você deve pensar em suas finanças e tentar conseguir um empréstimo com algum membro da família, com um prazo de pagamento fechado com parcelas que você consiga pagar.
Como última opção, você pode buscar um empréstimo, mas apenas e somente se você planejou financeiramente seu futuro para pagar todas as parcelas do empréstimo sem dificuldades. Assim, recomendamos o crédito do Bom Para Todos do Banco do Brasil, que tem os empréstimos com menores taxas de juros atualmente.
Como você paga seu aluguel? Sabe de mais dicas para ajudar nossos leitores? Compartilhe no espaço para comentários abaixo!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é saque complementar?
10 formas de prevenir que uma emergência se transforme em dívidas!
Como conferir a GRRF?
Empréstimo com garantia do FGTS: como funciona?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.