Poupe dinheiro investindo em seus filhos!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Se você é um pai, você provavelmente se lembra do momento em que seu filho nasceu. Você provavelmente se lembra da expectativa que você sentiu enquanto esperava por ele e as emoções que foram superadas e vividas. Nesse momento você está pronto para cuidar de seu novo bebê e dedicar sua vida a eles, não importa qual o sacrifício ou custo. Como pais, queremos aproveitar ao máximo a educar nossos filhos. Nosso objetivo é tornar a sua vida ainda melhor do que a nossa própria e dar-lhes oportunidades para se sobressair. Mas podemos nos distrair do nosso objetivo quando vemos como é caro para criar filhos e torna-se mais difícil se concentrar nas oportunidades que temos para investir neles. Às vezes não podemos ver como as decisões financeiras que estamos fazendo hoje acabam sendo as despesas que não beneficiam a nós mesmos ou aos nossos filhos.

Leia também

Como investir nos seus filhos?

Não há uma maneira fácil de calcular seus gastos em criar seus filhos, mas não há um método claro para determinar se você está fazendo para seus filhos o seu melhor investimento ou se os seus investimentos neles são os mais acertados. Como pais, temos de considerar e analisar nossas decisões financeiras e fazer a contagem quando educamos nossos filhos. Em vez de calcular os custos da educação dos filhos , tente olhar para essas despesas sob uma nova luz. Teste-se sobre a forma como está a gerir eles, e então considere se ajustar a fazer de seus filhos um investimento. Há três áreas principais a serem consideradas:

Necessidades

Cada casa tem certas despesas necessárias e como você faz o orçamento para esses gastos pode ser o fator mais importante na determinação de quão caro os seus filhos estão se tornando . Quando você envolve seus filhos no processo orçamentário, pode criar uma oportunidade para ensiná-los sobre orçamentos por conta própria. Quando se trata de despesas necessárias, olhe além do monitoramento e definição de limites de uso, que só equivale a regulamentação. Em vez disso, ensine a importância de um valor de família, tal como a conservação.

Leve as crianças às compras com você e deixe-os ver o verdadeiro custo dos itens que eles usam todos os dias. Mostre-lhes como gastar mais dinheiro em uma área simplesmente deixa menos em outra. Por tê-los participando, você vai incutir sua responsabilidade nas crianças de uma forma que vai durar uma vida inteira.

Crianças devem ser envolvidas em finanças da família, dando-lhes uma despesa específica para lidar, como itens de higiene pessoal e roupas. Se o seu filho é um gastador responsável, recompense-o, contribuindo para a sua conta poupança a mesma quantidade que eles são capazes de salvar, dando-lhes tanto um incentivo para economizar quanto uma compreensão de como fazê-lo. Comece com apenas algumas categorias.

Quando eles são pré-adolescentes e à medida que amadurecem, considere dar-lhes mais responsabilidades. Quando os seus filhos aprenderem a gerir o seu próprio dinheiro efetivamente, eles vão ser mais pensativos sobre como gastar o dinheiro deles assim como o seu.

E sobre despesas como babá e creche? Você está enviando seu filho para uma determinada creche porque eles têm programas de desenvolvimento melhor? Se assim for, então você pode querer considerar esta despesa um investimento no futuro do seu filho. Por outro lado, se você está gastando mais do que você pode pagar, procure formas de reduzir essas despesas. Pergunte a sua família ou amigos se eles podem ajudar a cuidar das crianças alguns dias por semana. Se você precisar de uma noite fora, tente uma cooperação de babysitting com outro casal e troca de deveres de babá. Verifique com seu empregador para ver se eles oferecem programas de acolhimento ou de reembolso, assim como parcerias de descontos com escolas, creches ou babás. Tente minimizar o custo destes e outras despesas necessárias para que você possa investir mais em outras áreas que irão beneficiar seus filhos.

Investindo com cuidado nos filhos

O investimento em crianças é algo que demanda uma certa abstração dos pais, já que não há retornos concretos no curto prazo e apenas no longo prazo o investimento se paga. (Foto: www.myfamilyclub.co.uk)

Desejos

Uma família de férias traz alegria enquanto outras futilidades, como comer em fast food, pode ser totalmente insalubre. Tente evitar aqueles hábitos que ensinam a seus filhos algo ruim para criar espaço para os que melhoram a qualidade de vida. Leve seus filhos para o seu shopping local ou centro de compras e veja como eles se comportam. Será que eles começam a pedir-lhe para comprar alguma coisa? Você compra um item só para levá-los a ficarem quietos? Está você estragando seus filhos?

Tente parar e avaliar o que você está pensando naquele momento, por que você está comprando um dado item para seu filho. Você pode justificar a compra como algo que a criança ganhou/mereceu? Dê uma olhada na imagem geral. Quantas vezes você está cedendo para os desejos de seus filhos? Considere como compras não planejadas podem afetar sua percepção de gastos. Trabalhe para reduzir ou eliminar o comportamento pode afetar negativamente os hábitos de seus filhos no longo prazo.

Em planejamentos de férias, quebre suas despesas em categorias como alimentos e lanches, viagens , taxas de parque ou quaisquer outros itens necessários para a viagem ou atividade. Ao invés de separar o dinheiro para todas as atividades com você, separe para cada filho as quantias para cada dia de viagem, levando em consideração também os ingressos. Deixe claro que eles terão que gerir bem o dinheiro para poder fazer tudo com a família, aproveitando melhor a viagem e aprendendo a gerir o dinheiro que lhes é dado.

Investimentos

O que acontece com as despesas que incorremos hoje que não podem mostrar o seu impacto durante muitos anos? Estas despesas podem fazer a maior diferença em saber se estamos investindo em nossas crianças ou simplesmente passando sobre estes gastos de qualquer jeito. Os investimentos são despesas que podem levar muito tempo, dinheiro e energia, mas proporcionam grandes impactos no futuro.

Um dos investimentos mais importantes que nós vamos fazer é na educação dos nossos filhos. Isso pode significar inscrevê-los em escolas particulares ou simplesmente passar mais tempo com eles depois da escola.

Quando seu filho é jovem, considere contribuir para uma conta poupança, para que no futuro ele já tenha um Fundo de Emergência pronto para suas necessidades. Mesmo enquanto eles estão na escola , você vai querer olhar em frente para os anos de faculdade . Uma vez que o custo do ensino superior não está ficando mais barato, comece a poupar o mais cedo possível para este importante investimento.

Considerações finais

Só o tempo dirá se tudo isso dará certo. Mas se tomamos o tempo para ensinar nossos filhos essas habilidades agora, pode ser a diferença entre eles continuarem a ser uma despesa, ou serem financeiramente independentes uma vez que atingem a idade adulta. Como diz o provérbio: ” dê a um homem um peixe e você o alimentará por um dia. Ensine um homem a pescar e você o alimentará por toda a vida.” O mesmo pode ser dito sobre a gestão do dinheiro.

Você pode fazer um grande trabalho de cuidar de seus filhos simplesmente tratando-os como apenas mais uma despesa ou você pode investir o tempo e esforço para ensiná-los a gerenciar suas próprias finanças . Um vai cuidar deles por um dia, o outro irá beneficiá-los por toda a vida . Como pais, nós sempre dizemos nossos filhos são a nossa maior recompensa. Não deve também ser o nosso melhor investimento?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário