Preciso ganhar dinheiro – Estou disposto a mudar?
Muitas pessoas durante momentos de reflexão ou mesmo conversas informais acabem soltando a frase “Preciso ganhar dinheiro” ou ainda “Preciso ganhar mais dinheiro”. O problema é que muitas vezes isto não vem acompanhado de algum outro pensamento sobre o que é preciso mudar em você para que isto aconteça.
Leia também
O seu trabalho tem um valor. Se você é empregado, você recebe parte deste valor, mas corre menos riscos pois há garantias. Se você é empresário, recebe todo o resultado do seu trabalho e lucra com o trabalho de outros, mas corre mais risco pois é responsável por tudo em seu negócio. Você deve escolher um dos lados, de acordo com o seu perfil, mas pode mudar de opinião quando achar que está preparado.
Ser um funcionário e ter garantias não deve lhe tornar acomodado e este é o foco deste artigo. Se quer ganhar mais dinheiro você precisa fazer o seu trabalho valer mais. Para isto você precisa se qualificar e para se qualificar precisa de tempo e dinheiro, além de muito esforço. Não tem mágica. Você precisa sacrificar algo para que as coisas dêem certo.
Image: zirconicusso / FreeDigitalPhotos.net
Nem todos tem como fazer isto, infelizmente. Há pessoas que já tem a rotina totalmente dedicado ao trabalho, estudo, filhos e vida familiar em geral. Realmente é muito complicado quando não se pode abdicar de nada. Mas a maioria de nós pode, só não quer sair da zona de conforto.
Alguns exemplos de coisas que podem ser feitas para melhorar nosso conhecimento e que requerem um esforço pequeno:
- Aprender idiomas quando estiver no trânsito: você pode ouvir podcasts ou cursos de idiomas no ônibus ou no carro, para adiantar algo que tomaria o seu tempo em casa
- Deixar de ver TV: parece radical, mas não fará nenhuma falta na sua vida. Ouvir notícias no rádio enquanto caminha pela rua dará o mesmo resultado e não tomará seu tempo.
- Mudar o seu perfil com relação aos estudos: aprenda tudo e com tudo o que puder. Não desperdice seu tempo com atividades extras enquanto não atingir um objetivo profissional que almeja.
- Em alguns momentos, ficar cansado é aceitável. Aquela soneca de preguiça das tardes de sábado podem às vezes se transformar em um período de estudos. É difícil mas você se acostuma.
- Não faça tudo que tem vontade, faça o que precisa ser feito. Porque ir a a um barzinho durante a semana se ainda não terminou aquele capítulo do curso de inglês?
Siga as dicas acima e, se você tem tempo livre após o trabalho, matricule-se em algum curso relacionado à sua área ou em um cursinho pré-vestibular. Estudar nunca é demais.
Quanto a gastar o dinheiro, talvez você tenha que repensar o quanto e como gasta, e mesmo cancelar o cartão de crédito se está tendo dificuldades em se controlar.
São dicas simples e parecem não dar resultado, mas quem quer ter uma qualidade de vida melhor amanhã, precisa abdicar de parte da qualidade de vida hoje. Você vai melhorar aos poucos se utilizar bem o seu tempo!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Estou desempregado. O que fazer para ganhar dinheiro?
10 hábitos que te fazem gastar dinheiro
Dicas para você ficar rico Lentamente!
Como conseguir dinheiro online?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.