Programas de pontos de cartões – Quais os mais interessantes?
Com as facilidades na obtenção de crédito no mercado, mais pessoas optam pelo uso dos cartões. Muito práticos e facilitadores das compras, eles são o cartão de entrada para várias das ferramentas do nosso sistema financeiro. Para incentivar mais ainda seu uso, a grande maioria dos cartões de bancos e instituições financeiras no Brasil adotam algum tipo de programa de relacionamento/recompensa para seus clientes.
Alguns cartões de crédito oferecem vantagens específicas para seus clientes, como acúmulo extra de pontos ou milhas aéreas, mas com custos extras na anuidade do cartão. Os gastos que um cliente precisa ter no cartão para a troca de produtos normalmente são muito altos, compensando mais a compra do produto em si do que a troca por pontos. Porém, alguns programas, mesmo que tendo certas desvantagens na hora da troca de pontos, continuam sendo bons atrativos por algumas características do plano.
Antes de comparar os planos, se este é um grande atrativo para você, mais do que o próprio banco ou instituição financeira, é preciso que você se informe sobre o programa de relacionamento. Alguns exigem um cadastro antes de você começar a acumular pontos. Normalmente, uma simples ligação para a central de relacionamento de seu cartão de crédito já te dará todas as informações necessárias para participar do programa de relacionamento do cartão. Para alguns cartões, o cadastro já é automático e você pode estar acumulando pontos já sem saber.
A CAIXA e o Banco do Brasil não tem programas de relacionamento exclusivos dos cartões. Eles na verdade fazem parte de duas parcerias que englobam muitas outras empresas. A CAIXA é parceira do programa de relacionamento Multiplus, enquanto o Banco do Brasil fez uma aprceria com o programa Dotz. Ambos estão entre os programas mais vantajosos, pois além de acumular pontos com o uso do cartão de crédito, você também pode acumular pontos com compras de produtos e serviços nas lojas parceiras.
O Santander tem a vantagem de ter um programa de relacionamento que facilita a troca por milhas, por exigir uma menor quantidade mínima de pontos para transferir para o programa Smiles, da Gol. Porém, em comparação com outros programas, o acúmulo de pontos é um pouco dificultado por ter o cálculo feito em dólares.
Na questão do acúmulo de pontos, Itaú Unibanco e Bradesco estão na liderança com as facilidades e na relação gastos necessários/pontos adquiridos.
Produtos que exijam muitos pontos dificilmente são vantajosos na hora da troca. Descontos e serviços, como programas de milhas aéreas devem sempre estar entre suas primeiras opções.
Na hora de escolher um cartão de crédito, nunca vá apenas pelo programa de relacionamento. Analise as taxas, suas necessidades e as vantagens oferecidas pelo banco. Muitas pessoas podem ser enganadas por não entenderem como funciona bem um programa de recompensa/relacionamento e acabam adquirindo um serviço que não é o melhor ao seu perfil. Fique de olho e faça um bom proveito do seu cartão!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 fatos ruins sobre as milhas e pontos de cartão para viagem!
Cashback de cartão de crédito! É melhor que pontos?
Muitos pontos no cartão e prêmios ruins? Conte seu caso!
Pontos Itaúcard – Trocar agora ou juntar mais?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.