Programas de recompensa que não precisam de cartão de crédito!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Você é constantemente seduzido pelos vários programas de recompensa dos cartões de crédito que existem por aí. Porém, se você não tem um cartão de crédito ou usa ele pouco, pode acabar não usufruindo tanto das vantagens destes programas. Mas é pensando em você que muitas empresas fizeram programas de recompensas que não precisam de cartões de crédito, e estamos aqui para ajudá-lo a encontrar essas empresas e programas de benefícios!

Algumas adotam um esquema de “selos” para cada compra de valor X e quando você atingir esse número de selos, ganha direito a um prêmio Y. Outras adotam o acúmulo de pontos para a troca de prêmios. Ambas são igualmente eficientes e os melhores programas ainda podem ser combinados com programas de quem tem cartão de crédito para otimizar o acúmulo de pontos e ter acesso aos prêmios mais rapidamente.

Muitos destes programas de relacionamento de lojas online e físicas também possibilitam a transferência de pontos para programas de milhas, o que pode ser uma excelente oportunidade.

Vale lembrar que até aqueles programas de relacionamento com a padaria do bairro também contam, mesmo que no nível mais simples (Exemplo: compre todo dia e ganhe um sele para participar de um sorteio).

Diversificando para aumentar suas chances

Vale lembrar que muitos programas possibilitam a transferência de pontos para programas de milhas, o que pode ser uma baita vantagem no fim das contas. (Foto: tipsfromamomof3.blogspot.com)

Multiplus e Dotz

Eu não gostaria de citar nomes neste artigo, mas não tem como fugir. Estes dois são os maiores programas de fidelidade do Brasil sem a necessidade do uso do cartão. A única diferença é que o Dotz ainda está um pouco limitado a algumas cidades do Brasil, mas para quem tem internet isso não deve ser um problema.

Essas duas empresas fizeram parcerias com várias lojas no mercado por onde você pode acumular pontos para trocar por prêmios. Tudo isso não precisa de cartão de crédito mas, como dissemos antes, a combinação do cartão de crédito com o programa de fidelidade pode ser ótima para ganhar mais pontos.

Produtos, serviços e promoções de seu banco

Uma terceira forma é a utilização de produtos, serviços e promoções de seu banco ou instituição financeira que permitem o acúmulo de pontos para os programas de relacionamento. Sim, muitos bancos tem programas de relacionamento sem te obrigar a ter um cartão de crédito. Estes programas de relacionamento acumulam menos pontos mas, pelo menos, não irão te deixar de mãos abanando.

Cuidado com os programas de relacionamento!

Eu perdi a conta da quantidade de programas de relacionamento dos quais faço parte. Muitos deles, de lojas que fiz uma compra ou outra isolada, eu sei que irão vencer em breve e não tenho nada a fazer. Saiba que isso vai acontecer contigo também porque na maioria das vezes é melhor procurar uma loja mais barata do que gastar a mais para acumular pontos no programa de relacionamento.

O fato de gastar mais também leva ao ponto, o objetivo final do programa de relacionamento: te fazer comprar mais. Não caia nessa roubada e só compre aquilo que você tinha planejado comprar. Quando mais você acumular pontos, mais você vai querer gastar e esse ciclo pode ser vicioso e péssimo para sua saúde financeira.

Quais programas de fidelidade você conhece na sua cidade? E no seu bairro?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário