Quais produtos tem IPI reduzido?
O Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI é um imposto federal sobre produtos industrializados no Brasil. Ele pode incidir sobre o desembaraço aduaneiro de produtos importados; com a saída do produto industrializado do estabelecimento do importador, do industrial, do comerciante ou do arrematador; ou com a arrematação do produto apreendido ou abandonado, quando este é levado a leilão. Podem ser contribuintes do imposto o importador, o industrial, o comerciante ou o arrematador, ou a quem a lei os equiparar.
Leia também
Quais produtos tem IPI reduzido?
Itens da cesta básica, recentemente, tiveram isenção total de alguns impostos. Isso foi feito para conter a alta dos preços, o que influencia na inflação brasileira. Não necessariamente a redução do IPI impacta no valor do produto final, mas o consumidor deve ficar de olho para não cair em jogadas de marketing que usam o IPI reduzido pra vender mais produtos.
Produtos da linha branca, que incluem geladeiras, tanquinhos e fogões, em muitos momentos ganham a isenção ou redução do IPI. A melhor forma de saber se estes produtos tiveram o IPI reduzido ou a isenção é através de uma rápida busca por sites de notícias ou até nas lojas de venda de eletrodomésticos. O setor de produção e venda de móveis também entra nas reduções e isenções de IPI com certa frequência, bastando também uma rápida pesquisa para saber se eles ainda estão ou não com os incentivos.
Temos os carros e caminhões, que talvez sejam os maiores beneficiários das isenções e reduções do IPI. Tanto veículos importados quanto nacionais podem usufruir do benefício, algo extremamente positivo para quem quer comprar um carro 0 km com melhores condições.
Materiais para construção também podem e já receberão reduções no IPI.
Existem outras isenções de impostos possíveis para reduzir os preços dos produtos?
Sim, sempre há. Por exemplo, recentemente o governo reduziu a carga tributária sobre as seguintes atividades varejistas:
- Lojas de departamento e magazines Materiais de construção;
- Equipamentos e suprimentos de informática Equipamentos de telefonia e comunicação;
- Eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo Móveis;
- Artigos de vestuário Tecidos;
- Artigos de armarinho Artigos de cama, mesa e banho;
- Livros Jornais e revistas;
- Papelaria Discos, CDs, DVDs e fitas;
- Artigos fotográficos e para filmagens Brinquedos e artigos recreativos;
- Artigos esportivos Produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas;
- Cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal Calçados;
- Artigos de viagem Produtos saneantes e domissanitários.
Estas medidas servem também para evitar o consumo. Mas novamente, o consumidor deve estar alerta para as propagandas. Muitas são as lojas que promovem a venda de seus produtos com a propaganda da isenção do IPI ou sua redução. Porém, algumas delas usam isso mas não reduzem tanto o valor original do produto. É importante que o cliente ainda faça uma comparação e um planejamento da compra dos produtos, para que eles não tenham um impacto muito pesado nas finanças.
Vale sempre lembrar que muitos se aproveitem do IPI para “fingir” grandes descontos. Por isso pesquise, compare e pense bastante antes de efetuar sua compra.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Comprar online é sempre mais barato? Exemplos!
Vale a pena o tempo que leva vender suas coisas? 4 dicas essenciais!
Seu cartão devolve o dinheiro quando o preço do que você comprou diminui?
Quais produtos posso trocar com os pontos do cartão?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.