Quais as taxas para transferências internacionais?
As transferências de dinheiro no Brasil são muito convenientes, mas também muito caras. Você pode pagar a maioria de suas contas online ou usar a ampla rede de pontos de serviços bancários para realizar suas transações bancárias.
Se você quiser transferir dinheiro, por exemplo pagar suas contas, você também pode efetuar o pagamento no caixa do seu banco local, em vez de usar a internet ou os caixas eletrônicos. No entanto, muitos brasileiros ainda estão escolhendo a maneira “pessoal” de pagar suas contas, então prepare-se para longas filas nos caixas eletrônicos.
Bancos e transferência internacional: como funciona?
Fazer uma transferência internacional pelo seu banco ou instituição financeira é um processo relativamente simples, relativamente igual em todas as instituições financeiras. Os passos a se seguir são os seguintes:
Acesse sua conta pelo celular ou internet banking e vá até o menu Serviços -> Câmbio ou algum menu parecido. Tenha em mãos já os dados da conta de destino, como o código do país, o código do banco, e os dados da pessoa que vai receber o pagamento.
Procure pela opção de transferência internacional no app do banco ou no internet banking.
Informe os dados de quem vai receber a transferência. Isso inclui o código SWIFT/ABA/BSB e a conta no exterior, além dos códigos IBAN/CLABE.
Depois, informe o motivo da transferência, a moeda a ser utilizada e o valor a ser transferido. Lembre-se de ter fundos para a transferência, ou você poderá acabar caindo no cheque especial. Caso precise de um documento para comprovar a transferência, é possível fazer upload do arquivo ou tirar uma foto com seu smartphone, geralmente.
Confirme então a transação e em até 2 dias úteis, geralmente, o dinheiro estará na conta do destinatário.
Custo da transferência bancária internacional
O setor bancário é bastante caro no Brasil. Além das altas taxas de juros, você tem que pagar impostos governamentais em vários tipos de transação. Ao transferir dinheiro para o exterior, os custos adicionais caem em cima disso. Esse custo está na forma do IOF que cai sobre transações internacionais.
Cada instituição financeira poderá cobrar uma taxa fixa pelos valores a serem transferidos. Além dessa taxa fixa, a instituição cobrará o chamado “spread”. O “spread” é uma porcentagem que os bancos cobram em cima da transação de câmbio, ganhando um lucro em cima da transferência. Os valores vão de 0% a até mais de 5%, e pesquisar pode te ajudar a poupar bastante dinheiro.
Qual serviço você usa para transferências internacionais? Por que? Qual acha que oferece o melhor custo/benefício?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como escolher um banco internacional?
Até que valor a TED pode ser feita no caixa eletrônico?
Como enviar e receber dinheiro do exterior? Estados Unidos e Canadá!
Transferência de custódia, como fazer? Qual o prazo?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.