Qual a melhor forma de financiar um carro usado?
Todo ano, muitos brasileiros sonham em trocar seus carros por um modelo melhor, mais completo ou pelo menos, mais recente. Para fazer isso, a maioria vende seus veículos antigos ou os usam como entrada para o novo carro, financiando o restante. Outros, compram já de cara um veículo usado por financiamento e alguns poucos conseguem pagar pelo carro à vista, pois planejaram a compra do veículo com bastante tempo de antecedência e muita paciência.
Leia também
- Simulador de financiamento de veículos Santander
- Quantas parcelas posso atrasar antes da busca e apreensão do veículo?
Agora, se você já separou seus investimentos em uma conta especial ou conseguiu vender/usar seu veículo para dar uma entrada no novo financiamento, o mercado está cheio de opções para quem quer um veículo novo. Porém, temos algumas ressalvas.
Para aqueles que querem comprar um veículo que tenha mais de 10 anos de idade, a única opção é o empréstimo pessoal, pois os bancos não disponibilizam financiamentos e muito menos parcelamentos para estes veículos mais antigos. E os empréstimos pessoais tem valores baixos, o que pode não ser muito atrativo para quem ainda precisa muito dinheiro para inteirar o valor do carro.
Se o veículo tem menos de dez anos de idade, você tem a opção de um financiamento via leasing ou via CDC. A diferença inicial entre os dois é que no leasing, o banco ou instituição financeira é o proprietário do veículo até a dívida ser paga. Já no caso do CDC, a propriedade será sua durante todo o período do pagamento.
Em questão de valores, o leasing e o CDC diferem com taxas um pouco diferentes. O leasing tende a ter taxas um pouco menores, por dar mais segurança ao banco de que terá as parcelas pagas. Ou caso contrário, ele irá pegar o veículo de volta. O CDC é um pouco mais caro, mas o banco terá de entrar com um processo para o pagamento da dívida, não podendo vender seu veículo para tal fim.
O mais importante na hora de financiar ou pegar um empréstimo para a compra de um veículo, além de garantir uma boa entrada para a compra, é pesquisar as taxas do mercado. Elas variam muito e um banco estará mais do que disposto a negociá-las, caso você traga outros valores para comparação. Você ainda pode até ganhar um seguro por um valor menor, se não conseguir um desconto nos juros. Informação é o seu poder na hora da compra. Quanto mais, menos você irá gastar e mais terá para poupar e investir.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Carro ou moto: melhores formas de financiamento e pagamento
Seguro de carro mais barato? Veja como conseguir!
O que precisa para financiar um veículo? Documentos, dinheiro, e outras exigências!
Calculadora para os custos de manter um carro!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.