Qualquer um pode investir na bolsa de valores?
Para ficar fácil de entender, um investimento tradicional oferecido por instituições financeiras é um simples acordo de empréstimo. Você tem um dinheiro que não pretendo usar no momento e o oferece emprestado ao banco, que lhe paga uma taxa de juros por este dinheiro. É assim com a poupança, com os CDB’s, com a renda fixa e vários outros tipos de investimentos estruturados que os bancos oferecem. O mercado de ações já é bem diferente. Você não tem garantia de receber juros sobre o seu dinheiro e pode inclusive perder grande parte dele, e muito rapidamente. Esta sensação de desamparo que dá ao pensar em investir em ações gera a pergunta do título: todo mundo pode investir em ações?
Vários outros blogs e sites sobre finanças como este escrevem a respeito disto. Muitos aconselham o investimento na bolsa como sendo capaz de gerar riqueza em pouco tempo e com partindo de pouco dinheiro. Outros já são mais conservadores e até desencorajam o investimento em bolsa de valores para quem não tem experiência ou tempo para aprender e se dedicar ao assunto. Aqui no site Crédito ou Débito, partilhamos desta segunda opinião.
Um pequeno investidor que tradicionalmente mantém seus investimentos em poupança, que teve até hoje um perfil conservador em se tratando de dinheiro pode ter sérias perdas e frustrações ao lidar com ações. Investir em ações é apostar no crescimento de uma empresa para poder dividir os lucros referentes a este crescimento. Basicamente você empresta seu dinheiro para estas empresas investirem em seu remo de atuação, algo que é feito de forma bem estruturada e com normas aplicáveis. Porém, mesmo com todo o controle financeiro exercido sobre as empresas que operam na bolsa, muita coisa ainda pode dar errada. Desde mudanças de legislação inesperadas até catástrofes ambientais e crises financeiras globais. Investindo em ações você estará arriscando o seu dinheiro em cada um deste casos.
Quem vende este serviço como as corretoras de valores tentam sempre passar uma idéia otimista da situação. Geralmente a questão do risco não é falada claramente e está apenas escrita em todos os prospectos e lâminas de investimento que você puder ler. É possível sim ganhar dinheiro na bolsa, mas sem o devido estudo, experiência e conhecimento sobre como a economia funciona, o destino mais provável é a perda de capital. E vale lembrar que os ganhos e as perdas são sempre proporcionais ao investimento. Os ganhos excelentes de um dia podem se tornar perdas horríveis em outro dia.
Se pensa em investir na bolsa de valores como forma de garantir um futuro e aumentar o dinheiro de sua aposentadoria, só faça isso quando já dominar bem as informações relativas ao processo e já tiver se saída bem em vários meses ou até anos nos simuladores de bolsa de valores existentes por aí.
Espero que este texto não tenha sido apenas um balde de água fria em suas aspirações, mas tenha servido principalmente como um alerta para evitar maus momentos no futuro!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Investir dinheiro, onde e como?
Em tempos de crise, é bom investir na bolsa?
Como treinar para investir na Bolsa de Valores?
Como conseguir uma bolsa para universidade no exterior?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.