Quanto custa aprender uma nova língua?
Saber falar outros idiomas, além do português, já deixou de ser algo opcional e passou a ser exigido nas empresas, principalmente quando estamos falando de multinacionais. O aprendizado de um novo idioma, além disso, só vem para somar na carreira e também na vida pessoal do profissional. Aprender novas línguas ajuda a alargar horizontes e quebrar barreiras culturais e sociais. Na última década, o aumento da procura por escolas de idiomas triplicou e, segundo especialistas da Oxford School, só nos últimos três anos, o número de estudantes aumentou em 35%.
Leia também
Quanto custa estudar fora do Brasil?
Se você está procurando por preços baixos, a resposta não é nada animadora. O fato é que existem cursos mais baratos, como é o caso da Oxford School, que oferece aulas a partir de 72 euros mensais. O curso intensivo custa 290 euros trimestrais, além da taxa de inscrição, que nos dois casos é de 35 euros. Em escolas como a British Council ou Wall Street Institute, por exemplo, o preço vai variar entre 300 e 500 euros por trimestre e, em todos os casos apresentados, existe a possibilidade de encaixar o aluno de acordo com seu nível de conhecimento da língua inglesa.
Se você quer aprender alemão, francês ou espanhol, existem escolas espalhadas pelos três países europeus e que oferecem aulas de qualidade com certificado comprovado e válido em todo o mundo. Os preços variam, partindo de 300 euros e podendo chegar a 900 euros para um combo de 15 semanas de aula, com taxa de inscrição de apenas 50 euros. Existem centenas de possibilidades e a preços que não saem muito mais altos que os cursos brasileiros. O problema, na verdade, não é esse e, sim, o que será preciso para comprovar sua renda na hora de solicitar o visto -além do plano de saúde, da comprovação de pagamento do curso e do endereço de moradia no país, é exigido uma soma de quase 16 mil reais – para 6 meses de visto. Em algumas escolas, é possível conseguir bolsas de estudo, mas pode ser difícil.
Qual a melhor alternativa para aprender um novo idioma barato?
Como alternativas, temos o trabalho voluntário em outro país e programas como o Ciência sem Fronteiras, que incentiva o estudo sanduíche no país de interesse. Se você não dispõe de muito dinheiro ou precisa aprender o idioma de forma intensiva, o melhor mesmo é investir nas aulas online, que, além de flexibilizar o ensino de idiomas, pesa menos no bolso e pode ser realizada de qualquer lugar e a qualquer hora, com professores – brasileiros, estrangeiros e nativos – capacitados não só para transmitir seus conhecimentos, mas para lecionar de forma customizada e exclusiva.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Vale a pena ter um diploma, mesmo pagando uma faculdade particular?
Saber uma segunda língua te ajuda a poupar dinheiro! Veja como!
Visto de trabalho no exterior – O que preciso para conseguir?
Investir dinheiro, onde e como?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.