Quanto tempo demora a portabilidade entre bancos?
A portabilidade entre bancos é um direito dos clientes do sistema financeiro brasileiro. Através desse processo, é muito mais fácil transferir seus recursos, empréstimos e financiamentos entre instituições bancárias no país, aproveitando assim de melhores serviços, menores e taxas e condições mais favoráveis para suas finanças. Porém, quanto tempo demora para fazer a portabilidade entre bancos?
A portabilidade de crédito funciona para aquele que tem um empréstimo ou financiamento em uma instituição e quer transferir essa dívida para outra instituição com melhores condições. Primeiro é preciso conseguir o saldo da sua dívida com o banco atual. A instituição tem 15 dias para fornecer as informações. Depois, pesquise as taxas de juros praticadas por outros bancos pelo Banco Central ou nas agências bancárias, e encontre uma instituição que ofereça melhores condições. Consulte então a gerência do novo banco e veja se ele aprova seu cadastro para a portabilidade de crédito, pois o novo banco poderá recusar aceitar o crédito. Caso não aceita a portabilidade,e verifique os motivos com o banco. Se for aceita, faça a pesquisa dos custos envolvidos na transferência através da análise do CET (Custo Efetivo Total). Se o CET for menor do que a instituição anterior, você realmente terá menores custos. A transferência de dívida em si não pode ter cobrança de tarifas, vale lembrar.
A portabilidade de cadastro permite que o cliente do sistema financeiro transfira seus dados positivos e negativos de um banco para outro, facilitando a análise de crédito e risco para o banco de destino, o que pode resultar em taxas mais baixas de juros e melhores condições de empréstimos e financiamentos.
Receber salário em outro banco: como fazer?
A portabilidade de salário funciona com o trabalhador que recebe na conta de um banco indo até esse banco e solicitando com um gerente. para que o salário seja transferido para a instituição financeira escolhida por ela. O valor será então transferido automaticamente em até 12 horas após a transferência, indo diretamente para sua conta indicada.
Quanto tempo demora a portabilidade entre bancos?
A portabilidade de crédito e cadastro começa a contar a partir do recebimento da proposta de portabilidade do banco do qual você contraiu a dívida originalmente. O banco com o qual você contraiu a dívida deve fornecer o saldo para a quitação em até 15 dias e deve incluir dados relativos aos 12 meses anteriores e o histórico de todas as operações contratadas pelo cliente. A partir da proposta de transferência de crédito, o banco terá até cinco dias úteis para fazer uma contraproposta para o cliente. O cliente pode desistir de migrar o crédito se receber uma contraproposta, e a portabilidade não vai então ocorrer, se for desejo do cliente e ele comunicar este desejo ao banco onde a dívida ainda está. Após os 5 dias úteis, a portabilidade é feita normalmente.
A portabilidade de salário deve passar a valer a partir de cinco dias úteis do pedido de transferência do salário. Os créditos devem ser transferidos para a conta indicada para a portabilidade em até 12 horas após o crédito na conta original.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos responder!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Tarifa de liquidação antecipada! O que é e qual o valor?
Quais são os documentos necessários para abrir uma conta? Corrente e poupança!
Quais as taxas para transferências internacionais?
Como escolher o melhor banco para seu financiamento?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.