O que é alíquota? Exemplos!
Nos termos do Direito tributário, a alíquota é caracterizada como um percentual ou valor fixo aplicado sobre uma base de cálculo para calcular um tributo. É um valor normalmente percentual, sendo obtido em relação a um valor total fornecido previamente. No âmbito econômico para a utilização do termo, uma alíquota pode ser classificada como fixa, quando um contribuinte tem uma quantidade fixa a pagar ou variável, que é estipulada de acordo com uma base de cálculo estabelecida.
Leia também
- Imposto de renda: como aproveitar as deduções fiscais para aumentar sua restituição
- Aprenda a declarar o imposto de renda ao vender ações na Bovespa
Considerando estes princípios para o imposto de renda, a tributação de imposto de renda no Brasil faz com que quanto mais se ganha, mais se paga. Isso significa que a alíquota de imposto é diretamente proporcional ao rendimento do contribuinte. A Receita Federal criou, então, a tabela progressiva de IR, contendo faixas de contribuição, cada uma com seu respectivo redutor. Isso significa que, de acordo com os proventos recebidos por você durante um ano, você se encaixará em uma faixa de valor salarial base diferente, com diferentes alíquotas de contribuição para o Imposto de Renda.
Quem emite uma nota fiscal de serviços, como lojas, restaurantes ou empresas, pagam uma alíquota por esta emissão, sendo o valor percentual estabelecido pela natureza do serviço prestado ou produto vendido ou mesmo a faixa de lucratividade anual de uma empresa. Contas de Luz e Água também costumam ter diferentes alíquotas, ou seja, percentuais que serão pagos a mais sobre um valor base, normalmente premiando aqueles que souberam economizar e punindo aqueles que abusaram dos gastos.
O IPVA também tem alíquotas que dependem do ano de fabricação do veículo e o custo total do veículo. Consequentemente, carros mais baratos e mais antigos pagarão menos impostos ou serão até isentos destes.
Também podemos ter uma alíquota na participação dos lucros de uma empresa, ou seja, dependendo do valor que a empresa arrecadar em um período pré-estabelecido, serão pagos diferentes valores ao colaborador. Fique de olho nestas porcentagens e, caso verifique algum erro, vá direto na fonte de sua conta ou mesmo aos fiscais da Receita Federal para colocar seus direitos como cidadão em prática.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é imposto de renda?
Como saber quanto vou pagar de imposto de renda?
O que é imposto de renda retido na fonte?
O que fazer se eu não receber minha restituição do imposto de renda?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
2 comentários para: “O que é alíquota? Exemplos!”
Kelwin Esechiel
Entendi um pouco o que é Alíquota. Só uma dúvida: Contas de água e luz são diferentes alíquotas certo? E por isso, quanto mais abuso, mais será o percentual. Então assim sendo, essa alíquota é diferente pra cada um. Mas, o IPVA é diferente pra cada pessoa também? Ou é só um valor fixo estabelecido pelo percentual de cada estado, tendo em vista o ano de fabricação do carro?
Equipe Crédito ou Débito
Kelwin, o IPVA é calculado sobre 1% a 6% do valor do veículo segundo a tabela FIPE. Depende do seu estado.