O que é análise fundamentalista na bolsa de valores?
A análise fundamentalista de um negócio envolve a análise de suas demonstrações financeiras e de saúde, a sua gestão e vantagens competitivas e os seus concorrentes e mercados. Quando aplicado ao mercado futuro, centra-se sobre o estado geral da economia, taxas de juros, a produção, o lucro e a gestão. Ao analisar uma ação, um contrato futuro, uma moeda usando a análise fundamental, há duas abordagens básicas que se pode usar: análise bottom up ou top down. O termo é usado para distinguir tal análise de outros tipos de análise de investimentos, tais como análise quantitativa e a análise técnica.
A análise fundamental sustenta que os mercados podem colocar um valor errado em segurança no curto prazo, mas que o preço “correto” acabará por ser alcançado. Os lucros podem ser feitos através da compra da “segurança” em valor errado e depois esperar que o mercado reconheça o seu “erro” e depois reapreciar o preço de segurança.
Investidores pode ,usar qualquer um ou todos os métodos diferentes para a análise da bolsa de valores, pois todos são um tanto complementares para a seleção de ações. Por exemplo, muitos investidores fundamentais usam de análises técnicas para decidir os momentos de entrada e pontos de saída. Muitos investidores técnicos utilizam fundamentos para limitar seu universo de ações possíveis de “boas” empresas.
A escolha da análise de ações é determinada pela crença do investidor nos diferentes paradigmas para a forma como o mercado de ações funciona. A análise fundamental inclui a análise do momento econômico, da indústria em geral e da empresa. Com base nestas três análises, o valor intrínseco das ações é determinado. Este é considerado como o verdadeiro valor da quota. Se o valor intrínseco é mais elevado do que o preço de mercado, é recomendada a compra da ação. Se for igual ao preço de mercado, mantenha sua quota e se for menor que o preço de mercado, venda as ações.
Um investidor que se utiliza desta forma de análise para investimentos na bolsa deve tomar muito cuidado para não depender apenas do momento histórico da empresa, pois ele pode reservas algumas surpresas. Recomendamos que, ao administrar seu portfólio de ações, você se dedique a diversificar seus investimentos e também utilizar de uma análise técnica para seus investimentos.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Erros de investidores iniciantes que até os mais experientes cometem!
Como escolher corretora para investir no exterior?
Como funciona o aluguel de ações?
Como investir em ações de empresas estrangeiras?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.