O que é ação de incentivo?
Um incentivo é um objeto, item de valor ou ação ou evento desejado que estimula um funcionário a fazer mais do que foi encorajado pelo empregador por meio do incentivo escolhido. Você deseja gerenciar seus incentivos de forma a não criar funcionários mimados. Você também não deseja desmotivar os funcionários porque os incentivos que eles desejam não estão disponíveis.
Ação de incentivo: tipos
Quatro tipos de incentivos estão disponíveis para os empregadores usarem no trabalho. Outros podem categorizar esses incentivos de maneira diferente, mas essas quatro categorias funcionam para a maioria das situações.
Os incentivos de remuneração podem incluir itens como aumentos, bônus, participação nos lucros, bônus de assinatura e opções de ações.
Os incentivos ao reconhecimento incluem ações como agradecer, elogiar, apresentar um certificado de conquista ou anunciar uma conquista em uma reunião da empresa. Os empregadores podem oferecer incentivos de reconhecimento como parte de um programa geral de reconhecimento de funcionários da empresa. Eles também podem oferecer reconhecimento aos funcionários na interação diária dos gerentes com os funcionários. Uma nota pessoal de elogio do gerente é um incentivo favorito dos funcionários.
Os incentivos de prêmios incluem itens como presentes, recompensas monetárias, presentes de prêmio de serviço e itens como certificados de presente. Um exemplo adicional são os prêmios de indicação de funcionários que algumas empresas usam para incentivar os funcionários que encaminham candidatos para seus empregos. Esses incentivos geralmente são concedidos em conjunto com incentivos de reconhecimento para enviar uma mensagem positiva aos funcionários sobre quais contribuições e comportamento o empregador deseja ver mais no local de trabalho.
Os incentivos à apreciação incluem acontecimentos como festas e celebrações da empresa, eventos de atividades familiares pagos pela empresa, eventos sociais de sorvete, comemorações de aniversário, eventos esportivos, almoços de grupos pagos e equipes esportivas patrocinadas. Um exemplo é uma equipe de desenvolvimento de produtos que atende aos objetivos de sua primeira fase de um projeto de produto e faz pedidos de pizza para a celebração da equipe.
Como os empregadores devem fazer uma campanha de incentivo?
Os empregadores usam incentivos para promover um comportamento ou desempenho específico que eles acreditam ser necessário para o sucesso da organização. Por exemplo, uma empresa de software fornece almoços para funcionários às sextas-feiras para promover o trabalho em equipe entre departamentos e áreas funcionais.
Os almoços também são uma excelente oportunidade para informar os funcionários sobre o progresso da empresa fora de suas áreas designadas. Eles também usam os almoços para fornecer as informações necessárias aos funcionários ou para que os funcionários apresentem aos colegas sobre hobbies e interesses – todos contribuindo para que os funcionários se conheçam melhor.
Eles são usados por razões como:
- Aumentar a produtividade.
- Reter funcionários.
- Atrair e recompensar grandes realizadores.
- Agradeça aos funcionários por atingirem e superarem as metas.
- Incentive o trabalho em equipe.
Problemas com ações de motivação nas empresas
Os incentivos podem ser complicados para os empregadores. Dependendo do que é incentivado, os empregadores podem incentivar o trabalho em equipe e a cooperação ou danificá-lo. Se você fornecer um incentivo de vendas individual para a equipe de vendas, por exemplo, garante que sua equipe de vendas não trabalhará em conjunto para fazer vendas.
Como alternativa, forneça um incentivo à equipe e os funcionários acompanharão os leads uns dos outros, compartilharão seus melhores métodos, atenderão a todas as ligações técnicas e trabalharão em equipe para fazer vendas.
Tradicionalmente, as empresas de manufatura incentivavam a produtividade ou atingiam metas de quantidade. Eles descobriram que, a menos que adicionassem a qualidade de volta à equação, estavam entregando peças de má qualidade e péssimas – embora muitas delas fossem entregues. Os clientes querem que a qualidade do produto seja
faça parte da equação.
Ao criar um programa de incentivo, certifique-se de recompensar os comportamentos reais que deseja incentivar. É tão fácil enfatizar os comportamentos errados – geralmente involuntariamente.
Como fornecer incentivos na sua empresa?
As atividades de recompensa e reconhecimento, que são transparentes, trabalham para criar confiança com os funcionários. Se os critérios de recompensa ou o processo de reconhecimento forem mantidos em segredo, se parecerem reconhecer apenas funcionários de animais de estimação ou se forem arbitrários, você corre o risco de alienar e desmoralizar os funcionários.
Consequentemente, para o uso bem-sucedido de incentivos, os empregadores precisam:
Certificarem-se de que todos os funcionários entendam os objetivos que o empregador oferece ao oferecer incentivos.
Garantir que os critérios para a obtenção dos incentivos sejam claramente definidos.
Comunicar os critérios específicos a todos os funcionários. Forneça exemplos para que os funcionários entendam o que você está procurando e compartilhem sua imagem de sucesso
Indicar a linha do tempo e permita que os funcionários executem um determinado período de tempo das ações que você gostaria de ver ao comunicar os critérios de incentivo.
Recompensar todos os funcionários que atingirem as expectativas.
Dizer aos funcionários exatamente por que sua contribuição os qualificou para receber o incentivo.
Você pode ampliar o poder dos incentivos que oferece, escrevendo uma carta ao funcionário que agradece por sua contribuição. Você também pode anunciar todos os destinatários do incentivo em uma reunião da empresa e agradecer pessoalmente a cada destinatário.
Incentivos pela gerência
Além dos programas da empresa ou processos de incentivo, os gerentes têm a oportunidade todos os dias de oferecer incentivos aos funcionários. Um simples agradecimento, mesmo perguntando ao funcionário como eles passaram o fim de semana para indicar cuidados e interesse, não custa nada e ajuda muito os funcionários a ter um moral positivo no local de trabalho.
Os presentes fornecidos para conquistas específicas, como a liberação de um produto ou a venda a grandes clientes, devem ser aleatórios e frequentes. Você deseja criar um ambiente no qual os funcionários sintam que reconhecimento e incentivos estão disponíveis para um bom trabalho e que eles não são um recurso escasso.
Você também deseja evitar fazer sempre a mesma coisa, porque esses incentivos acabam se tornando direitos. Uma vez adquiridos os direitos, eles perdem o poder de reconhecer funcionários ou de comunicar e reforçar os comportamentos que o empregador deseja incentivar.
Os incentivos podem ajudar os empregadores a reforçar com os funcionários os tipos de ações e contribuições que ajudarão a organização a ter sucesso. Usados de maneira eficaz, os incentivos ajudam a criar motivação e engajamento dos funcionários. Os funcionários querem fazer parte de algo que é maior que eles mesmos.
Os empregadores precisam usar mais incentivos para ajudar a construir o moral dos funcionários e garantir que eles se sintam apreciados por suas contribuições. Distribuído de forma adequada, de uma maneira transparente que os funcionários entendam, você não pode errar com incentivos para elogiar e agradecer aos funcionários por seu desempenho e contribuições.
Os incentivos fornecem um reconhecimento poderoso e afirmativo. Faça mais para promover o sucesso da sua organização.
Como vocês promovem ações de incentivo? Quais já receberam?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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