O que é e como fazer senha eletrônica? E assinatura eletrônica?
Senha e assinatura eletrônica são duas ferramentas de segurança com funções e usos diferentes. Para acessar seu internet banking ou os apps do seu banco ou instituição financeira, é preciso usar um dos dois. Vamos explicar o que é cada um e como fazê-los no seu banco.
O que é senha eletrônica?
A senha eletrônica de seu banco é a senha usada para acessar os canais eletrônicos da sua instituição financeira. Esses canais geralmente são os seguintes:
O que é assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica é uma senha que você utiliza para autorizar pagamentos e transações pelos meios eletrônicos. Com o uso da assinatura eletrônica, é possível realizar transferências, pagamentos, investimentos e outras transações pelo seu banco ou instituição financeira.
Qual a diferente entre senha eletrônica e assinatura eletrônica?
A senha eletrônica permite o acesso de consulta às plataformas do seu banco ou instituição financeira. Você pode consultar saldos, extratos, investimentos, faturas, etc. Com a assinatura eletrônica é possível realizar transações financeiras, tais como transferências, pagamentos de contas, autorização de débito automático, entre outras.
Como fazer sua senha eletrônica?
A senha eletrônica de seu banco geralmente deve ser feita com seu gerente no momento da criação de sua conta. Alguns bancos possibilitam fazer a senha quando você recebe seu cartão de crédito e/ou débito em casa, sendo necessário ir até um caixa eletrônico para ativação ou cadastro da senha. Alguns cartões vem com senha pronta, outros exigem que você faça sua própria senha.
A senha eletrônica para o acesso ao internet banking pode também ser feita ou na agência, com o gerente, ou acessando diretamente o site do banco no internet banking. Pode ser necessária a instalação do módulo de segurança ou outras ferramentas de segurança para começar o acesso a essas plataformas.
Como criar a assinatura eletrônica?
A assinatura eletrônica, por ser um tipo de senha que autoriza transações online, pode exigir alguns passos extras para sua criação e ativação. Geralmente, ela só pode ser criada e autorizada em uma agência do banco, junto com um gerente. Mas outras ferramentas, como o token de segurança, apps do banco, e cartões com conjuntos de senhas permitem o cadastramento da assinatura eletrônica de forma simples. Outros podem exigir que você vá até um caixa eletrônico para fazer essa ativação. Seja como for, apenas com a assinatura eletrônica será possível realizar transações pelos canais digitais da sua instituição financeira. Vale lembrar que apesar de parecer uma dor de cabeça todos esse processo, é uma maneira de garantir a segurança da sua conta e mais importante, do seu dinheiro.
Esperamos que não tenha ficado nenhuma dúvida sobre a senha eletrônica e a assinatura eletrônica. Caso vocês tenham alguma pergunta, sugestão, elogio ou crítica, nosso espaço para comentários está sempre aberto a participação de vocês. Quanto mais vocês participam, mais vocês ajudam a criar um blog cada vez mais informativo, rico em materiais e direcionado para o que vocês precisa para usar o nosso sistema financeiro da melhor maneira possível.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Caixa erro X5, o que significa e como resolver?
Extrato bancário: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa e outros bancos!
O que significa senha inválida?
Como recuperar senha silábica de caixa eletrônico?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.