O que é e como funciona uma cooperativa?
Quem possui uma empresa determina o tipo de entidade que é. Quando um indivíduo possui e opera uma empresa, geralmente é uma propriedade exclusiva. Quando duas ou mais pessoas são donas de uma empresa, geralmente é uma parceria ou sociedade. Uma empresa pode incorporar, formando uma corporação que pertence a menos de 100 pessoas ou centenas ou mesmo milhares de pessoas.
O que é cooperativa?
Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para atender às suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns por meio de uma empresa de propriedade conjunta e controlada democraticamente. Em outras palavras, as cooperativas são criadas por pessoas que têm uma necessidade específica e estão dispostas a trabalhar juntas para operar e organizar uma empresa que atenderá a essa necessidade.
Como funciona uma cooperativa?
Para alguém de fora, uma cooperativa pode parecer muito semelhante a qualquer outro tipo de corporação. Por exemplo, se você visitar uma cooperativa de supermercado, é muito provável que ele se pareça com qualquer outro supermercado. Haverá corredores cheios de registros de alimentos e caixas onde as pessoas podem fazer suas compras.
Mas se você olhar mais de perto ou dar uma olhada nos bastidores, provavelmente perceberá que a cooperativa de alimentos é executada de maneira um pouco diferente de um supermercado típico. Por um lado, é provável que as pessoas que são membros da cooperativa ou proprietários da cooperativa também estejam trabalhando na cooperativa, estocando as prateleiras e ligando para os clientes no registro.
Por outro lado, algumas cooperativas limitam quem pode comprar lá ou usar seus serviços. Em alguns casos, apenas membros de uma cooperativa podem fazer compras nela. Algumas cooperativas são abertas a todos, mas oferecem incentivos especiais aos membros, como descontos em produtos ou serviços.
Por que as pessoas que são membros de uma cooperativa de alimentos estão dispostas a se voluntariar ou doar seu tempo para trabalhar na cooperativa? Em parte por causa do foco comunitário de uma cooperativa e dos valores por trás das cooperativas. Entre esses valores estão:
- Democracia
- Auto-ajuda
- Auto-responsabilidade
- Capital próprio
- Igualdade
- Solidariedade
As pessoas que ingressam em cooperativas ou que estão entre os membros fundadores de uma cooperativa geralmente têm os mesmos valores compartilhados, o que significa que estão dispostas a trabalhar juntas em direção a um objetivo comum. Um desses objetivos é criar um mundo melhor trabalhando juntos e mudando o foco dos negócios para colocar as pessoas acima do lucro e construir uma economia mais inclusiva.
Propriedade e controle de uma cooperativa
As pessoas que se beneficiam dos produtos ou serviços de uma empresa cooperativa são proprietárias da empresa cooperativa. No caso de uma cooperativa de supermercado, as pessoas que compram na loja são membros-proprietários. No caso de moradias cooperativas, as pessoas que moram em um edifício específico são membros da cooperativa proprietária do edifício.
Assim como os acionistas ou acionistas de uma empresa têm uma opinião sobre como a empresa é detida e operada, os membros proprietários de uma cooperativa têm uma opinião sobre como a cooperativa é administrada. A diferença crucial é que, no caso de outros tipos de empresas, a opinião ou o controle que um proprietário tem sobre a empresa é determinado pelo tamanho de sua participação acionária. Um acionista que possui 50% de uma corporação terá mais votos ou mais controle sobre a operação da empresa em comparação com um acionista que possui 2% de uma corporação.
Esse não é o caso de uma cooperativa. Como equidade e igualdade estão entre os princípios fundadores de uma cooperativa, cada membro-proprietário de uma cooperativa recebe um voto. A opinião de um membro da cooperativa não tem mais peso do que a opinião de outro membro da cooperativa.
As cooperativas geralmente elegem um conselho de administração. As responsabilidades do conselho de uma cooperativa incluem garantir que a cooperativa esteja trabalhando no sentido de cumprir sua missão, estabelecer políticas operacionais para a cooperativa e contratar quaisquer gerentes externos ou outros funcionários.
Os membros do conselho de uma cooperativa são membros da própria cooperativa. Eles geralmente são eleitos para o conselho por voto de um membro. Alguns membros do conselho também atuam como executivos, como presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. Os diretores do conselho têm responsabilidades e deveres adicionais, geralmente descritos e descritos no estatuto social da cooperativa.
Quais são os princípios cooperativos?
Os valores orientadores das cooperativas ao redor do mundo são baseados em um conjunto de princípios conhecidos como Princípios de Rochdale, que foram criados pela primeira vez em 1844. Os princípios cooperativos criam diretrizes para que as cooperativas sigam e permitam cooperados para colocar seus valores em ação.
Associação voluntária: qualquer pessoa que esteja disposta a aceitar as responsabilidades da associação cooperativa e que deseje usar os serviços de uma cooperativa é bem-vinda para se tornar membro.
Controle democrático de membros: as cooperativas são controladas por seus membros. Os membros têm controle sobre o estabelecimento de políticas para a cooperativa e a tomada de decisões para a cooperativa.
Participação econômica dos membros: os membros contribuem para o capital da cooperativa democrática e equitativamente. A maior parte do capital de uma cooperativa permanece propriedade da cooperativa e não é redistribuída aos membros.
Autonomia e independência: as cooperativas devem ser autônomas e controladas democraticamente, o que significa que não estão sujeitas ao controle de organizações externas.
Educação, treinamento e informação: uma cooperativa fornece educação e treinamento aos membros e membros do conselho para permitir que eles contribuam para o desenvolvimento da cooperativa. As cooperativas também buscam informar e educar o público sobre a missão e operação de uma cooperativa.
Cooperação entre cooperativas: as cooperativas geralmente trabalham juntas, criando estruturas regionais, nacionais e internacionais que ajudam a melhorar a comunidade e a criar um mundo melhor.
Preocupação com a comunidade: as políticas aprovadas pelos membros de uma cooperativa devem ajudar a desenvolver a comunidade em torno da cooperativa de maneira sustentável.
Tipos de cooperativas
As cooperativas podem ser grandes ou pequenas, podem existir em uma variedade de indústrias ou setores e podem assumir várias formas, com base em quem são os membros proprietários da cooperativa. Alguns exemplos de tipos de cooperação incluem:
Cooperativas de trabalhadores: as cooperativas de trabalhadores são de propriedade das pessoas que trabalham para a empresa. Os trabalhadores contribuem para a cooperativa através de seu trabalho e do trabalho que fazem para a organização. Embora as cooperativas de trabalhadores possam estar em qualquer setor ou setor, muitas estão no setor de varejo e serviços.
Cooperativas de produtores: as cooperativas de produtores pertencem aos produtores de produtos que se uniram para comercializar melhor seus produtos ou para otimizar o processo de produção. Cooperativas agrícolas, são exemplos de cooperativas de produtores.
Cooperativas de consumidores: as cooperativas de consumidores são de propriedade dos clientes que compram bens e serviços da cooperativa. As cooperativas de compras são um exemplo bem conhecido de cooperativas de consumidores.
Cooperativas de compra: as cooperativas de compra geralmente são compostas por várias pequenas empresas que se uniram para melhorar seu poder de compra e obter melhores descontos e ofertas em produtos e serviços.
Cooperativas híbridas: uma cooperativa híbrida é uma combinação de qualquer um dos outros quatro tipos de cooperativas.
Uma empresa cooperativa pode operar em praticamente qualquer setor ou setor, mas é mais provável que você veja cooperativas nas seguintes áreas:
- Agricultura
- Seguros
- Serviços financeiros, como uma cooperativa de crédito
- Mercearia
- Educação
- Cuidados de saúde
- Habitação
- Serviços de utilidade pública
Qual é o objetivo de uma cooperativa?
Por que existem cooperativas? O objetivo de uma cooperativa é atender às necessidades econômicas, culturais e sociais dos membros da organização e de sua comunidade circundante. As cooperativas geralmente têm um forte compromisso com sua comunidade e um foco no fortalecimento da comunidade em que existem ou servem. Quando uma cooperativa se sai bem financeira ou economicamente, a comunidade atendida pelos benefícios da cooperativa, não apenas um pequeno grupo de acionistas.
Por que as cooperativas estão mais famosas hoje?
As cooperativas oferecem vários benefícios a seus membros e à comunidade ao seu redor. Do ponto de vista comercial, as cooperativas oferecem a seus membros o benefício de uma responsabilidade limitada. Se a cooperativa tiver dificuldades financeiras ou se for acusada de fazer algo errado, os proprietários individuais dos membros não serão pessoalmente responsáveis pelos problemas enfrentados pela cooperativa.
A estrutura de uma cooperativa significa que suas ações podem ser transferidas de um proprietário para outro. Se um membro sair da área, morrer ou não quiser mais fazer parte de uma cooperativa, ele poderá vender sua participação ou participação na cooperativa para outra pessoa. A própria cooperativa sobreviverá mesmo depois que todos os membros originais tenham mudado.
Do ponto de vista da justiça social e do ponto de vista democrático, as cooperativas são importantes hoje porque ajudam a reequilibrar o poder e diluir a concentração da riqueza. O modelo cooperativo é aquele que cria prosperidade compartilhada, permitindo que mais pessoas participem da economia. Em vez de poucas pessoas possuírem a maior parte de todos os negócios, a propriedade reside com as pessoas.
Como o modelo cooperativo é baseado no conceito de “um membro, um voto”, também ajuda a nivelar o campo de jogo. As pessoas não têm mais poder de opinião ou mais poder simplesmente porque possuem uma parte mais significativa de uma empresa.
O modelo cooperativo também está provando ser benéfico para o crescimento de pequenas empresas. À medida que os empresários se aproximam da idade da aposentadoria, muitos estão vendendo as empresas que possuem para seus funcionários, transformando efetivamente os negócios em cooperativas de trabalhadores. Transformar empresas privadas em cooperativas de trabalhadores não apenas beneficia os funcionários dessas empresas, que se tornam os proprietários das empresas que os empregam, mas também beneficia os próprios negócios. Em média, as empresas veem um aumento de 5% na produtividade no ano em que se tornam cooperativas de trabalhadores. Esse nível de produtividade é mantido nos próximos anos.
Quais as vantagens das cooperativas?
Os benefícios das cooperativas são visíveis em várias áreas. Entre os benefícios mensuráveis e as áreas de impacto estão:
Acesso: as cooperativas tornam determinados produtos ou serviços que seriam inacessíveis ao alcance de certos mercados ou comunidades.
Sustentabilidade dos negócios: a estrutura cooperativa pode tornar os negócios mais estáveis e ajudar a empresa a trabalhar com negócios difíceis.
Compromisso da comunidade: as cooperativas se comprometem com a comunidade local e, muitas vezes, trabalham para defender os valores de uma comunidade por meio de serviços financeiros, programas educacionais ou práticas de negócios.
Governança democrática e empoderamento: como as cooperativas são democráticas, elas geralmente ajudam a aumentar o envolvimento cívico das pessoas.
Igualdade, diversidade e inclusão: filiação voluntária significa que as cooperativas são freqüentemente reflexões precisas da diversidade de uma comunidade. A associação voluntária também faz cooperativas, incluindo organizações.
Segurança financeira e avanço para os trabalhadores: as cooperativas geralmente atendem às necessidades de seus membros, fornecendo aos trabalhadores salários dignos, a capacidade de subir na carreira e a estabilidade financeira.
Crescimento: ao oferecer produtos e serviços de alta qualidade, bons empregos e investir em uma comunidade local, as cooperativas são capazes de crescer e podem promover o crescimento na comunidade a que servem.
O que mais vocês conhecem sobre cooperativas? Compartilhem conosco suas experiências!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como investir em cooperativas ao invés de bancos?
Empréstimo para MEI: como funciona? Como escolher?
5 dicas para ter vantagens em seu banco!
O que é aplicação RDC?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.