O que é pecúlio da previdência privada?
No mercado existem vários produtos de poupança e investimento que permitem ao cliente construir gradualmente um bom ‘colchão’ financeiro que poderemos ter acesso quando atingirmos a idade de aposentar
Entre esses produtos estão planos de poupança de longo prazo, planos de benefícios garantidos e planos de previdência privada tradicionais. Cada uma dessas formas de economia possui características particulares que a tornam mais ou menos adequada a diferentes perfis de poupadores.
Seguro de Vida é um método de poupança realizado através de uma apólice de seguro de vida. Neste sentido, os seguros de vida são contratados com uma seguradora e são particularmente recomendados para aqueles que procuram retornos de longo prazo com um baixo nível de risco. Se o seguro de vida for retirado, o segurado e o destinatário são a mesma pessoa. Na cobertura por morte, os beneficiários podem receber um pecúlio, que é um pagamento único, ou uma pensão (renda) como indenização.
Então, o pecúlio é uma cobertura possível de um plano de previdência privada que garante um pagamento único aos beneficiários do plano de previdência.
Pecúlio por morte: quem tem direito?
Beneficiários de um plano de previdência privada não precisam ser necessariamente herdeiros, e não precisam seguir regras de sucessão da legislação brasileira. O segurado da previdência privada pode escolher as porcentagens que deixará para cada um de seus beneficiários da forma que bem entender.
Qual o valor do pecúlio por morte?
O valor do pecúlio por morte depende do plano de previdência privada e dos valores contratados. Porém, é importante que aquele que contrata o plano de previdência privada com pecúlio faça uma divisão dos recursos da forma mais próxima possível. Um exemplo seria deixar todo o pecúlio da previdência para só um herdeiro, o que pode gerar conflitos na família, Essa divisão pode gerar ações na Justiça e prejudicar bastante a divisão da herança.
No caso de uma previdência privada com pecúlio e que não tem beneficiários definidos, os recursos disponíveis serão revertidos para o meeiro e os herdeiros de acordo com a lei vigente.
Como receber o dinheiro da previdência privada?
Os planos de previdência privada têm um limite durante o qual o cliente não pode resgatar o capital contribuído se desejar que os rendimentos gerados permaneçam isentos ou com taxação mínima. É importante que o contratante do plano de previdência privada entenda como serão pagos os benefícios e a burocracia envolvida com o resgate da previdência privada.
A possibilidade de recuperar o capital antes da data definida, embora perca as vantagens fiscais fornecidas pelo plano de previdência privada, pode não estar disponível para um outro tipo de investimento para a aposentadoria. Como regra geral, um plano de previdência privada só pode ser recuperado sob contingências diferentes, incluindo:
- Aposentadoria
- Desemprego de longa duração
- Incapacidade
- Dependência severa ou alta dependência
- Doença severa
- Morte
As coberturas devem estar no contrato para que seja possível o resgate sem muita burocracia. Pode ser recomendável conversar com um advogado antes de assinar um plano de previdência privada.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como fazer o agendamento do INSS?
Previdência privada é uma boa opção?
Quando vale a pena abandonar seu plano de Previdência?
Reforma da previdência, o que é?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.