O que é telemedicina e como funciona?
Dada a sua conveniência e acesso 24 horas, 7 dias por semana, a telemedicina está rapidamente se tornando uma maneira preferida do paciente ser tratada para uma ampla variedade de necessidades de cuidados agudos e questões de acompanhamento. É conveniente, muitas vezes mais rápido para agendar do que uma visita em pessoa e economiza pacientes de tirar o tempo do trabalho ou dos cuidados com os filhos.
Pessoas com acesso limitado, populações idosas, pais trabalhadores e pacientes que são menos ambulatoriais durante a recuperação pós-operatória, todos beneficiam de ser visto por um clínico sem ter que viajar para o consultório médico.
Por exemplo, as pessoas em áreas rurais podem ser tratadas e seguidas por um prestador de cuidados primários ou de um especialista sem conduzir grandes distâncias para um centro médico. Os pacientes idosos podem visitar o seu médico da sua casa ou comunidade viva assistida. E como pediatra, posso dizer-lhe que uma visita de vídeo com uma mãe de trabalho e seu filho de 5 anos de idade é infinitamente melhor do que a mãe tirando tempo de trabalho para trazer seu filho febril e choro ao médico.
Quais os benefícios da telemedicina para pacientes?
Pacientes se beneficiam do conforto e economia de tempo. Provedores também se beneficiam. As chamadas de vídeo têm taxas mais baixas de cancelamento do que as visitas pessoais, que é útil para manter a programação do médico no prazo. E normalmente essas visitas levam menos tempo do que ver um paciente em pessoa, o que aumenta a eficiência e permite que o médico trate mais pacientes.
Muitas visitas pessoais acabam indo além do tempo agendado porque uma vez que o paciente está na frente do médico, ele ou ela pode ter mais dúvidas ou questões do que antecipadas. Mas visitas de telemedicina são normalmente conduzidas com o paciente em casa, muitas vezes enquanto estão cuidando de crianças ou fazendo o jantar. O resultado é que eles são tão eficientes com o tempo possível, muitas vezes terminando a visita antes de sua hora final programada.
A maior inovação da telemedicina sobre visitas pessoais é a oportunidade de acompanhar melhor e melhorar os resultados da saúde. Nos velhos tempos, recomendamos um plano de tratamento e / ou medicamentos prescritos, então era esperado que o paciente seguisse os conselhos. Mas uma vez que eles deixaram a clínica, não havia uma maneira eficiente de saber se os pacientes seguiam o protocolo ou melhoraram. As chamadas de vídeo e voz, além do monitoramento remoto do paciente permitem que os médicos estejam para fora ao paciente regularmente para garantir que estejam curando ou gerenciando adequadamente sua condição.
Quais condições podem ser tratadas por um médico de telemedicina?
As visitas de telemedicina podem abordar uma ampla gama de problemas e condições.
Na atenção primária, os pacientes são tratados por pequenas condições agudas, como alergias, olhos cor-de-rosa, erupções cutâneas, dor nas costas, otite média e hera venenosa. Condições crônicas, como questões de saúde mental, diabetes ou insuficiência cardíaca congestiva, também podem ser gerenciadas por uma combinação de monitoramento remoto do paciente e visitas de vídeo. E desde que um procedimento não seja necessário, quase qualquer tipo de visita de consultório pode ser conduzido usando telemedicina.
No lado da especialidade, os grupos cirúrgicos modernos estão se movendo em direção à entrega de visitas de acompanhamento pós-operatório usando a telemedicina. Eles também podem entregar revisão e consultas dos testes, e as visitas de vídeo são ótimas para conectar especialistas com hospitais rurais e médicos para prestar opiniões sobre seus casos.
Tipos de telemedicina
As duas maneiras mais comuns de fornecer uma visita de telemedicina são: videoconferência ao vivo e monitoramento remoto do paciente. Nesta postagem eu me concentrei em visitas ao vivo, que são provavelmente as imagens mais comuns que as pessoas têm de telemedicina.
Visitas de vídeo ao vivo envolvem um paciente e um médico ou provedor não médico com uma conversa compatível via software de videoconferência em uma tela de computador ou dispositivo móvel. Para obter um sabor de como isso funciona, observe este vídeo de dois minutos e meio de Johns Hopkins que mostra como o vídeo médico visita ao trabalho nessa organização, que está envolvido e o valor que eles trazem para pacientes e médicos.
As organizações que oferecem visitas de vídeo normalmente pedem aos pacientes assinam um formulário de consentimento antes de fazê-lo, e agendá-los na mesma programação de compromissos que eles fazem suas visitas pessoais. Para eficiência, a maioria dos provedores bloqueia o tempo para visitas de vídeo para que eles não pulem de seu laptop para a sala de exames. E especialistas que usam dispositivos conectados – como um espirômetro digital ou otoscópio para realizar exames virtuais – muitas vezes dedicam uma sala para suas visitas de telemedicina, para que o equipamento permaneça em um só lugar. Um colega ortopédico pediátrico que eu conheço integra suas visitas virtuais dentro de horas de clínicas regulares ou os agenda cedo de manhã ou mais tarde à noite, quando as crianças estão em casa da escola e os pais estão trabalhando. Isso fornece flexibilidade extra, ao contrário das visitas pessoais que só podem ocorrer quando a clínica está aberta e a equipe está disponível.
Tecnologia de telemedicina
Existem dezenas de plataformas de tecnologia que podem ser usadas para realizar visitas de vídeo. Alguns oferecem sistemas de saúde e médico praticam apenas o software, para uma taxa de subscrição ou licença. Outros oferecem a plataforma mais uma opção de serviço – por exemplo, se um grupo de cuidados primários desejar uma cobertura de visita de telemedicina 24 horas e 7 dias por semana, ele pode contratar com a equipe clínica da empresa de tecnologia de telemedicina, que está disponível para os pacientes da prática após o horário regular da clínica.
Idealmente, um módulo de telemedicina é integrado com o registro de saúde eletrônica de uma organização, mas nem sempre é o caso. Independentemente disso, a documentação do provedor deve atender aos mesmos critérios que uma visita em pessoa, e deve voltar ao registro médico.
Tenha em mente, no entanto, que nem toda a telemedicina deve ser entregue de dentro de um consultório médico ou sistema de saúde. Existem vários serviços de telemedicina diretamente para o consumidor. Qualquer um, independentemente do seu plano de seguro ou empregador, pode ser visto 24/7. Os pacientes simplesmente baixam um aplicativo em seu dispositivo móvel, registram, insira suas informações de seguro e / ou número de cartão de crédito, e eles podem ser conectados a um médico ou provedor não médico quase imediatamente.
A telemedicina tem se tornado cada vez mais popular, e proporcionando também uma oportunidade para muitos médicos e profissionais de saúde faturarem. Além disso, é uma oportunidade para muitas pessoas economizarem dinheiro com atendimento médico.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como se planejar financeiramente para cuidar dos pais idosos?
Plano de saúde para MEI, quais as regras?
Como escolher um plano de saúde?
Cartão nacional de saúde, para que serve?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.