O que é um terminal de autoatendimento?

Em Educação financeira por André M. Coelho

As soluções de autoatendimento introduziram uma nova maneira de fornecer ao público informações interessantes. Do varejo à assistência médica, vários setores estão começando a aproveitar os muitos benefícios de quiosques interativos e sinalização digital.

Principalmente, as empresas estão optando por soluções de autoatendimento por causa das oportunidades de retorno sobre investimento de longo prazo que oferecem. As unidades de quiosque interativo e a sinalização digital são mais flexíveis, permitindo que empresas e organizações façam ajustes sem incorrer em grandes custos de impressão, adaptando as mensagens para atender ao público e implantar novo conteúdo de maneira rápida e fácil. As soluções inovadoras fornecem análises, acessibilidade, organização, segurança e também ajudam a conectar os consumidores com informações digitais interativas.

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Compreender o que faz com que uma solução de autoatendimento seja bem-sucedida é uma etapa importante ao considerar a compra de quiosques interativos e sinalização digital. Do software ao hardware, do setor ao caso de uso e do investimento ao ROI, destacamos as informações necessárias para dar um salto nas soluções de autoatendimento.

O que é um terminal de autoatendimento?

Terminais interativos e sinalização digital introduziram uma nova maneira de fornecer ao público informações interessantes. Do varejo à assistência médica, vários setores estão começando a alavancar os muitos profissionais das soluções de autoatendimento.

Os benefícios dessas soluções não se limitam a uma vertical específica, mas podem ser aproveitados por empresas e organizações em praticamente qualquer setor.

As organizações de viagens e turismo estão começando a usar informações interativas e ao vivo para incentivar os viajantes a explorar seu destino, os terminais de varejo estão mudando a maneira como os clientes se envolvem com marcas e os departamentos governamentais estão aproveitando os avanços da tecnologia para tornar os serviços mais convenientes, precisos e eficientes.

Vantagens dos terminais de autoatendimento

Terminais de autoatendimento são mais usados notadamente no mercado financeiro, mas outras indústrias tem usado com sucesso estes sistemas, principalmente por suas vantagens, que incluem

Organização

As soluções de autoatendimento ajudam a organizar a administração de tarefas com mais eficiência e precisão. Os terminais interativos agilizam processos, aumentam a produtividade e prolongam as horas de operação.

Promoção

As unidades de terminais interativo e sinalização digital aumentam a fidelidade do cliente com promoções direcionadas. Ao oferecer aos clientes cupons e outras recompensas, a solução de autoatendimento envolve clientes frequentes, criando lealdade à marca e aumentando a receita.

Acessibilidade

Os fabricantes podem projetar e criar soluções de autoatendimento para serem compatíveis com sistemas de acessibilidade. O suporte multilíngue ajuda empresas e organizações a interagir com precisão com indivíduos de muitas regiões diferentes do mundo.

Terminal de autoatendimento

Um terminal de autoatendimento pode ser usado para várias finalidades, mas é principalmente usado para fins financeiros. (Foto: Imply)

Segurança

Os terminais interativos fornecem gerenciamento de desempenho do sistema, segurança do sistema e uma ampla variedade de suporte a componentes para proteger as informações do usuário. Os recursos de segurança controlam como o terminal está autorizando, coletando e armazenando dados pessoais identificáveis.

Pesquisa

As soluções de autoatendimento ajudam empresas e organizações a aprender mais sobre seus clientes. Pesquisas na loja coletam informações do consumidor enquanto elas ainda estão no local. As empresas podem usar as informações para criar conteúdo mais direcionado para os consumidores, melhorando a experiência e aumentando a receita.

Dados

A coleta de análises é uma ótima maneira de avaliar o retorno sobre investimento e a eficácia do conteúdo. As soluções de autoatendimento podem ser usadas para coletar dados e aprender mais sobre os usuários. O conhecimento obtido com a análise pode ser aproveitado para personalizar o conteúdo dos usuários e aumentar seu retorno sobre investimento.

Orientação

Terminais interativos e sinalização digital podem ser aproveitados como uma solução de orientação para orientar os usuários. Empresas e organizações podem usar os recursos de orientação para melhorar a produtividade da equipe voltada para o cliente e aprimorar o atendimento ao cliente.

Publicidade

Terminais interativos e sinalização digital fornecem acesso conveniente e atraente aos consumidores. A publicidade digital oferece a capacidade de carregar o conteúdo do anúncio em vários formatos, como vídeo, foto, texto e áudio.

Entrada de pedido

As empresas podem aproveitar terminais de autoatendimento para entrada de pedidos de autoatendimento. Os quiosques permitem que os funcionários realoquem o tempo gasto anteriormente em receber pedidos e forneçam serviços mais eficientes e precisos, reduzindo os custos de transação.

Formas de pagamento

Os recursos de pagamento de contas permitem que os funcionários se concentrem no atendimento aos clientes, enquanto as soluções de autoatendimento concluem as transações.

Conectar

O fornecimento de WiFi aumenta o valor da propriedade e cria conectividade em toda a área.

Programas de autoatendimento

A escolha da plataforma de software certa é crucial para uma implantação bem-sucedida de um terminal interativo ou sinalização digital. A plataforma de software determina tudo, da segurança ao monitoramento, à integração – e, finalmente, à experiência do usuário.

Existem soluções simples e baratas para exibir o conteúdo da Web com segurança em um terminal de autoatendimento. No entanto, eles não se enquadram na categoria de plataforma de software. Em vez disso, essas opções simplesmente bloqueiam o conteúdo da web em um navegador seguro. Eles não controlam o acesso à porta, o acesso USB ou relatam a funcionalidade do componente. Para isso, é necessária uma plataforma de software de terminal mais avançada e verdadeira.

Uma verdadeira plataforma de software de autoatendimento permite integrar vários componentes periféricos, personalizar a segurança e monitorar dispositivos remotamente. Embora esses recursos possam parecer impressionantes, uma plataforma de software adequada é criada com o usuário final em mente e deve ser fácil de gerenciar, independentemente da experiência técnica do implementador.

Abaixo estão algumas coisas importantes a serem consideradas ao decidir sobre uma plataforma de software para um terminal de autoatendimento

Interface de usuário

Uma verdadeira plataforma de software pode proteger o conteúdo da Web, mas também tem a capacidade de exibir uma interface de usuário de alta especificação, seja com base na Web ou em um aplicativo local. A plataforma deve fornecer um ambiente rico em ferramentas que permite aos usuários navegar e consumir conteúdo com facilidade. Uma interface personalizada de quiosque ou sinalização digital é melhor para a experiência do usuário, pois utiliza um design responsivo. Em vez de usar um site que pressupõe o uso de teclado e mouse, uma interface de usuário de alta especificação permitirá que o usuário tenha uma experiência mais gratificante com a tela sensível ao toque sensível.

Integração de componentes

Uma plataforma de software adequada pode integrar-se a centenas de componentes opcionais para aprimorar o quiosque interativo ou a sinalização digital para uma variedade de casos de uso – pagamento de contas, check-in de pacientes / visitantes, impressão sob demanda, pedidos por ordem etc. deve integrar vários dispositivos em estados profundos do sistema. Por exemplo, a plataforma deve saber a diferença entre dinheiro baixo em um terminal e um problema na tela de toque e, em seguida, possuir a granularidade para enviar alertas diferentes de maneira apropriada. Embora um alarme de papel baixo possa ser direcionado ao gerente da loja local que possui uma chave para trocar o papel, um problema com o alerta do monitor com tela de toque pode ser direcionado ao departamento de TI da empresa ou a uma entidade de serviço que possua a habilidade técnica necessária para resolver o problema.

Segurança

Sua plataforma de software deve oferecer a opção de colocar na lista branca e na lista negra determinados sites. A lista de permissões permite que empresas e organizações criem uma lista específica de páginas da Web ou URLs que os usuários têm permissão para visualizar. A lista negra permite que empresas e organizações criem uma lista de URLs aos quais os usuários são especificamente negados. Por exemplo, se um quiosque estiver sendo usado por funcionários internos para fins de RH, o empregador poderá colocar na lista negra sites de mídia social ou simplesmente colocar na lista branca as páginas específicas que os funcionários devem usar. Em terminais de autoatendimento financeiro, a segurança também incluem cofres e estruturas para proteger o dinheiro.

Hardware

Os quiosques de autoatendimento com interfaces de tela sensível ao toque proporcionaram enormes benefícios para empresas e organizações, bem como para seus consumidores. Aqui estão as etapas a serem seguidas para garantir que seus quiosques interativos ou sinalização digital sejam bem-sucedidos.

Segurança

Os terminais interativos geralmente estão localizados em espaços públicos. Quando as unidades são acessíveis ao público, elas podem ser propensas a roubo e vandalismo. Para desencorajar e evitar violações, esses terminais devem ser projetados com recursos resistentes a violações, como reforços estrategicamente posicionados, pontos de solda extras e travas de compressão. A segurança adequada dos terminais garantirá que os componentes físicos, de dados e de rede do quiosque estejam protegidos contra adulteração.

Montagem durável

Quando os quiosques interativos são instalados do lado de fora, eles ficam abertos a fatores e condições que podem resultar em danos internos ou externos causados ​​por abuso físico ou condições climáticas extremas. Essas soluções interativas devem ser instaladas com montagem de cimento altamente estável para evitar trepidações, pancadas e vibrações que possam causar problemas nos componentes internos.

Alarmes personalizáveis

O monitoramento remoto permite que os implantadores personalizem qual é a gravidade de cada alarme e determinem para quem um alerta deve ir. Por exemplo, se um rolo de papel baixo estiver 80% vazio, esse alerta poderá ser enviado ao proprietário da loja local. Quando o papel baixo chega a 90% de vazio, esse alerta pode ser escalado e enviado ao gerente do distrito, capaz de ligar para a loja para descobrir por que não está sendo substituído.

Dados

Por fim, uma ótima solução de monitoramento remoto deve oferecer retorno sobre o investimento mensurável com a capacidade de extrair logs, diagnósticos e relatórios de informações de uso do quiosque e sinalização digital. Uma solução abrangente de monitoramento remoto deve fornecer ao implantador relatórios que incluem informações sobre o número de usuários que interagem com o sistema e a duração, onde e com o que o usuário interagiu, visualizou, tocou, etc. Embora essas informações sejam valiosas para fins de TI, também pode ser aproveitado para pesquisas de marketing. Ele pode até fornecer aos implementadores informações sobre as mudanças que precisam ser feitas na interface do usuário.

Investimento em um terminal de autoatendimento

Desde os serviços de busca de rotas até o auto-pagamento, as empresas estão alcançando seus públicos-alvo através do conteúdo atraente exibido em quiosques interativos e sinalização digital. Embora as iniciativas de autoatendimento forneçam oportunidades significativas de ROI, as empresas devem entender todos os custos necessários e como planejam ajustá-los ao orçamento atual antes de avançar.

O envio e a instalação raramente são incluídos em uma cotação inicial. O envio, é claro, está sempre sujeito a alterações; portanto, muitos fabricantes solicitarão uma cotação quando o projeto estiver próximo do fim. A instalação não é normalmente incluída, a menos que seja especificamente solicitado.

Alguns tipos de caixas não cobram nada, e ainda pagam aluguel pelo espaço que você ceder a eles, o que é um bom negócio.

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Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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