O que fazer com um boleto vencido? Atualizar? Pagar? Negociar?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Uma conta qualquer é considerada vencida quando você não realiza o pagamento na data de vencimento. Quanto mais tempo passar, mais juros podem ser cobrados pelo boleto e mais cara vai ficando sua conta. Mas o que é melhor fazer quando seu boleto ou conta está vencido? Pagar? Negociar? Atualizar o boleto? Vamos tentar explicar.

Leia também

Pague o boleto vencido

Você pode assumir o controle mais rápido fazendo um pagamento único para cobrir todo o saldo devedor. Infelizmente, quanto mais atrasado estiver, mais alto serão os juros cobrados. Ainda assim, essa é a maneira mais fácil de manter suas finanças sob controle. Vários tipos de boletos e contas não precisam ser atualizados para serem pagos, contabilizando os juros no próximo boleto ou fazendo o cálculo automaticamente. Por exemplo, contas de luz podem ser pagas até datas posteriores ao vencimento sem precisar de atualização.

O pagamento deve ser feito com urgência para reduzir os custos. Mesmo que algum valor seja questionado por você depois, pague a conta e busque seus direitos, pois você pode receber os valores pagos indevidamente com juros e correção monetária.

Contas vencidas

Ao ter um boleto vencido em mãos, é bom saber o que fazer com ele o quanto antes para não ter problemas piores. (Foto: Money | HowStuffWorks)

Negociar o boleto vencido é uma opção

Se suas contas se acumularam muito e você precisa de uma estratégia diferente de pagamento, é hora de sentar e negociar com os emissores dos boletos antes de qualquer outro passo. Pode ser necessário parcelar um boleto ou conta, ou cancelar temporariamente um serviço para que você tenha dinheiro para pagar suas dívidas. É importante que o acordo de pagamento seja por escrito para que você garanta seus direitos caso um serviço ou produto seja cancelado e não mais entregue para você.

Se o caso de um atraso foi por um engano ou foi uma exceção, muitas vezes o banco ou instituição financeira até permite que você não pague os juros ou multa. Converse com um atendente pelo telefone ou seu gerente para negociar isso.

Defina as formas de pagamento

Boletos podem ser pagos de diversas maneiras. Você pode pagar boletos com o código de barras em caixas eletrônicos, por aplicativos ou pelo internet banking. Também pode efetuar o pagamento de boletos na boca do caixa, pelo telefone, ou através de depósito bancário, usando o envelope de “pagamentos” no caixa eletrônico. Uma outra possibilidade é usar o cartão de crédito para pagar boletos, mas é bom lembrar que para isso, será cobrada uma tarifa.

https://youtu.be/N3jwNvbX8F8

Como evitar boletos vencidos?

Para evitar que boletos atrasem novamente, algumas coisas podem ser feitas para te ajudar.

Mudança de data de vencimento

Se a data de vencimento do boleto não coincide com a data em que você recebe seus pagamentos, o melhor a se fazer é mudar a data de vencimento para uma data posterior ao dia do seu pagamento. Pode ser necessário mais de um mês para essa nova data de vencimento começar a valer, portanto se planeje para isso.

Orçamento

Um orçamento bem organizado sempre deixará dinheiro separado para pagar todos os boletos. Seja usando um caderno, planilha, documento no computador ou aplicativo, monitore suas contas para não deixar passar as datas de vencimento

Débito automático

O mais importante é não esquecer da data de pagamento de seus boletos e contas. Para não ter que se preocupar com isso, cadastre seus boletos e contas para débito automático quando for possível. Dessa maneira, você evita problemas com atrasos e o pagamento de juros e multas.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário