O que é um fundo cambial? Como funcionam?
Fundos cambiais são fundos de ações que permitem que os investidores individuais troquem a titularidade de uma ação individual para as unidades no fundo cambial a uma taxa de comum acordo para troca. A natureza de swap da transação significa que fundos cambiais também são conhecidos como fundos de swap. Eles permitem que investidores individuais aumentem a sua diversificação dos investimentos de uma forma eficiente.
Leia também
Como funcionam os fundos cambiais?
Um fundo cambial pode ter investimentos em títulos privados ou públicos. Em geral, o fundo é formado com recursos de diversos investidores, administrados por uma figura central, geralmente traduzida na imagem da instituição financeira, seja ela um banco ou corretora de valores na Bolsa.
Para ser considerado um fundo cambial, 80% da carteira do fundo deve estar diretamente relacionado a variação de preços de moeda estrangeira (dólar ou euro), variação cambial ou variação do cupom cambial, sendo então o câmbio o fator principal de risco sobre o fundo cambial. O restante deve ser aplicado apenas em títulos e operações de Renda Fixa, pré ou pós fixadas a CDI/Selic, não sendo admitidas também operações de alavancagem com este tipo de fundo.
Quem deve aplicar em fundos cambiais?
Fundos cambiais são fundos com um grau de risco moderado a alto. Geralmente estes investimentos são feitos por quem quer fazer algum tipo de proteção contra dívidas em moedas estrangeiras ou se proteger contra altas das moedas estrangeiras, no caso de planejar uma viagem internacional. É também o fundo que investidores buscando liquidez e rentabilidade diária devem buscar, já que o saque a qualquer hora destes recursos é necessário para a proteção contra altas e dívidas em moedas estrangeiras. Quem busca a multiplicação de riquezas não deve buscar o fundo cambial como investimento.
Cuidados a tomar com o fundo cambial
Há tributação sobre os ganhos no fundo cambial que variam entre 22,5% a 15% de acordo com o prazo de aplicação. Como muitos buscam este investimento para o curto prazo, as taxas e impostos podem fazer com que o investidor perca todos os ganhos, mesmo que este tipo de fundo não cobre taxas de desempenho.
Este fundo não permite a alavancagem financeira. Para quem não conhece, geralmente a alavancagem acontece quando o gestor do fundo utiliza ferramentas do mercado financeira para aplicar um capital maior do que ele possui. Um exemplo pode ser pegar empréstimos para fazer o investimento. E isso não é possível no fundo cambial, o que limita os ganhos e as perdas também do fundo, já que alavancagem é uma estratégia de risco importante para quem quer produzir riquezas.
Considerações Finais
Mesmo sendo um fundo utilizado para redução de riscos, o investidor deve apenas aplicar no fundo cambial quando ele não tem pretensão de fazer o resgate tão cedo. Uma aplicação em fundo cambial deve ficar investida por pelo menos mais de dois anos, afim de buscar amenizar o impacto dos impostos sobre este investimento e otimizar seus ganhos.
O que você acha do fundo cambial? Ele pode fazer parte de suas estratégias de diversificação de investimentos? Como? Qual seria a função dele pra você?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como fazer investimentos no exterior?
Os 6 melhores investimentos para iniciantes
Câmbio: como aproveitar a desvalorização do real para investir em moedas estrangeiras
Como calcular taxa de performance?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
2 comentários para: “O que é um fundo cambial? Como funcionam?”
Sueli
Estive no Canadá em agosto do ano passado, levei um X no cartão investimentos, não gastei tudo ainda resta um saldo de 5 mil dólar canadense esse dinheiro está parado não resgatei, como faço para investir esse dinheiro num fundo onde me de rendimentos. Pois pretendo viajar novamente pro exterior
Equipe Crédito ou Débito
Sueli, saque no banco, transfira para sua conta, ou venda em uma casa de câmbio. Talvez nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/como-evitar-sobrar-moeda-estrangeira-fim-viagem/ possa te ajudar melhor.