O que precisa para financiar um veículo? Documentos, dinheiro, e outras exigências!
Quando você aplica para um financiamento de veículo, trazer os documentos apropriados pode ajudá-lo a obter aprovação para o seu empréstimo rapidamente. Geralmente, os credores estão à procura de provas de que você é um bom pagador e será capaz de reembolsar o financiamento. Esta informação, juntamente com o seu relatório de crédito e pontuação, serão fatores decisivos na taxa de juros que você pode receber.
O que precisa para financiar um carro: identidade
Os tipos de documentação exigidos irão variar de credor para credor. Na maioria das circunstâncias, você deverá apresentar um documento de identidade emitido pelo governo. mostrando sua fotografia e seu CPF. Para a maioria, isso será uma carteira de motorista, identidade ou identificação profissional ou passaporte.
Se você estiver fazendo um financiamento de veículo como empresa, precisará usar seu CNPJ. Além disso, os credores podem exigir documentação, como contrato social e licença comercial para comprovar a identidade do seu negócio. Os revendedores podem exigir uma carta de autorização para comprar o veículo em papel timbrado da empresa. Embora estes forneçam prova de identidade, tenha em mente que você pode ter que atender a outros requisitos, como ter um fluxo de caixa positivo e demonstrativos financeiros da empresa.
Em algumas circunstâncias, os credores podem verificar sua identidade sem documentação. Nesses casos, o credor pode entrar em contato com fontes de terceiros, como uma agência de análise de crédito, como o SPC.
Requisitos financeiros para financiar um carro
Os credores respeitáveis querem determinar que você tem a capacidade de pagar seu financiamento. Isso vai além de apenas calcular números com base em uma taxa de juros. Os credores devem avaliar sua renda, ativos, emprego, histórico de crédito e despesas mensais para determinar se você é capaz de pagar o financiamento e o mais importante, quanto você é capaz de pegar emprestado.
Ao solicitar seu empréstimo, você deverá retirar cópias de seus recibos de pagamento do último mês, mostrando o total do que recebeu no último ano. Você também pode usar os extratos bancários para comprovar a renda (prepare-se com até seis meses de extratos bancários). Em alguns casos, o credor pode ligar para o seu empregador para verificar o emprego e renda.
Se você é autônomo, os credores costumam usar declarações de impostos para determinar a renda bruta, então traga cópias de suas declarações de impostos dos últimos dois anos. Um DECORE pode também ser usado para comprovar sua renda. Certifique-se de descobrir se o seu credor exige que qualquer comprovante de renda específica.
Mostrar prova de fontes adicionais de renda ou outros ativos pode ajudá-lo a se qualificar para um financiamento maior ou melhorar os termos do seu empréstimo. Se você tem renda de aluguéis, pensão alimentícia, previdência social ou outras fontes, leve a prova com você.
Não se esqueça de que mostrar quanto dinheiro você já tem para pagar a entrada do financiamento pode ajudar bastante a liberar um valor maior de financiamento para você.
Requisitos bancários para financiamento de veículos
Quando você financia através da concessionária, o revendedor está trabalhando com vários credores, cada um usando seus próprios critérios de análise de crédito. Por causa disso, os revendedores podem analisar todo o histórico de crédito, incluindo sua pontuação de crédito. Para puxar seu histórico de crédito, um credor precisará do seu:
- Nome
- Endereço
- Data de nascimento
- CPF
Os credores estão olhando para o seu histórico anterior para determinar se você tem pagamentos atrasados ou contas não pagas, bem como suas obrigações de dívida total, afim de determinar se você tem uma razão saudável entre a dívida e crédito disponível suficientemente baixo para apoiar um empréstimo automático.
Além disso, os credores também podem olhar para registros públicos em seu histórico de crédito, incluindo falências, ações judiciais, penhora de salário entre outros. Um histórico de faturas e cobranças não pagas, especialmente relacionadas a um financiamento de automóveis, afetará negativamente a confiança de um credor na sua capacidade de pagar o financiamento.
Documentos residenciais para financiar um carro
Os credores devem coletar informações sobre sua residência, bem como uma prova dessa residência. Se a sua carteira de motorista é atualizada, isso pode ser suficiente para a maioria dos revendedores. Você também pode usar sua declaração de hipoteca para verificar seu endereço residencial ou qualquer correspondência personalizada que tenha recebido no último mês. Isso pode incluir:
- Contas de utilidades públicas como luz, água, gás, telefone
- Extrato do cartão de crédito
- Extrato bancário
- IPTU
- Fatura de cartão
- Fatura de plano de saúde
- Apólice de seguro
Requisitos do veículo para o financiamento do automóvel
Se você for comprar um carro novo, precisará obter ou completar uma nota fiscal, um contrato de compra ou um pedido do comprador, que deve incluir:
- Preço de compra
- Número de identificação do veículo
- Ano, marca e modelo
Se você for comprar um carro usado, obtenha as informações acima do vendedor, juntamente com a quilometragem do carro, o título original e a divulgação de quaisquer ônus sobre o carro. Se você foi pré-aprovado com um credor, um representante da rede do credor trabalhará diretamente com ele para fornecer essas informações. É importante lembrar que nem todos os veículos usados podem ser financiados, pois dependem diretamente da idade do veículo.
Registro do veículo atual para trocas
Ao dar o seu veículo como entrada, você desejará trazer seus documentos do veículo para acelerar a transação. Um documento do veículo prova que você é o proprietário. É bem simples isso, e é necessário para que possa ser avaliado o preço de mercado do seu veículo. Em alguns casos, pode ser necessário avaliar seu carro, e você pode ter que levá-lo até a concessionária.
Método de pagamento para financiar o veículo
Quando se trata de fazer um pagamento em um carro, esteja preparado com o seu método de pagamento. Isso pode incluir:
- Dinheiro
- Cheque
- Cartão de crédito
- Cartão de débito
- Transferência bancária
- Financiamento
- Empréstimo pessoal
- Débito
- Boleto
Apesar de ser um financiamento de veículo, pode ser necessário dar uma entrada, e o método de pagamento pode ser solicitado para que o veículo possa ser comprado.
Para empréstimos pessoais, tenha em mente que você obter um empréstimo pessoal antes de obter aprovação para um financiamento de automóvel, e isto provavelmente afetará o quanto você pode pedir emprestado.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Qual a diferença entre financiamento e empréstimo?
Empréstimo descontado na conta de luz, como funciona?
Simulador de financiamento de veículos Banco do Brasil
Quem tem empréstimo consignado pode financiar imóvel?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.