O que é renda variável?
Em contabilidade e finanças, a renda variável é a reivindicação residual ou de interesse da classe mais jovem de investidores em ativos, depois de todos os passivos serem pagos. Se a responsabilidade/risco for superior aos ativos, haverá um patrimônio líquido negativo. Em um contexto contábil, do patrimônio líquido representa a participação restante em ativos de uma empresa, espalhada entre os acionistas individuais de ações ordinárias ou preferenciais.
Leia também
- Empréstimo pessoa física para pessoa jurídica, como funciona?
- O poder da diversificação: como investir em diferentes opções para reduzir riscos?
Esta definição é útil para a compreensão do processo de liquidação em caso de falência. Na primeira, todos os credores garantidos são pagos com proventos de ativos. Depois disso, uma série de credores, classificados em ordem de prioridade, tem o direito sobre as receitas residuais. Fundos próprios são a última reivindicação do patrimônio, pagos apenas após todos os outros credores serem pagos. Nos casos em que até mesmo os credores não conseguem obter dinheiro suficiente para pagar suas contas, nada é deixado ao reembolso do capital próprio. Assim, o capital próprio é reduzido a zero. Fundos próprios também são conhecidos como capital de risco.
Alguns tipos de investimentos em renda variável são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas).
Ao investir em renda variável, o indivíduo está assumindo riscos inerentes ao investimento e deve estar consciente de tal aporte de recursos para não perder dinheiro sem motivos. Este gênero de investimentos é o que demanda maior conhecimento do mercado e maior quantidade de informações para o gerenciamento de riscos, além de um constante monitoramento do mercado afim de se aplicar e analisar tendências que podem indicar futuros prejuízos.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como escolher o melhor fundo de investimento?
Qual o melhor investimento para iniciantes?
Aprenda a declarar o imposto de renda ao vender ações na Bovespa
O que é capital de giro? Como calcular?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.