O que são objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo?
Curto prazo, médio prazo, longo prazo. Ouvimos isso constantemente em livros e sites sobre finanças pessoais mas poucos explicam o que realmente estes prazos significam. Será que falamos de dias? Meses? Anos?
Objetivos financeiros de curto prazo
Metas de curto prazo são aquelas que geralmente lidam com as atividades atuais, que podemos aplicar diariamente. tais podem ser alcançados em uma semana ou menos, ou duas semanas, ou talvez poucos meses. Deve-se lembrar que, assim como um edifício não é mais forte do que a sua fundação , os nossos objetivos de longo prazo não pode elevar-se a muito sem o cumprimento de metas sólidas de curto prazo. Ao completar nossos objetivos de curto prazo, devemos adicionar novas metas de curto prazo que terão por base aquelas que foram concluídas.
Leia também
- Como crescer na vida financeira?
- Como planejar suas finanças para realizar seus sonhos de longo prazo?
Exemplos de metas de curto prazo
- Comprar novas roupas;
- Abrir uma conta poupança;
- Poupar R$5,00 por dia;
- Trabalhar 2 horas por dia em um projeto pessoal, que resulte em dinheiro ou não;
- Estudar para uma certificação/especialização;
- Ler livros de finanças pessoais;
- Pesquisar novos investimentos.
Objetivos financeiros de médio prazo
As metas de médio prazo constroem-se sobre o fundamento dos objetivos de curto prazo. Elas podem lidar com apenas um bimestre, trimestre, semestre ou todo o ano, mas também podem se estender por vários anos. Toda vez que você mover um passo de cada vez , você nunca deve permitir-se a tornar-se desanimado ou oprimido. Enquanto você completa cada etapa, você irá impor a crença na sua capacidade de crescer e ter sucesso. E quando a sua lista de datas de conclusão crescer, sua motivação e desejo vão aumentar.
Exemplos de metas de médio prazo
- Renovar todas as camisas do guarda-roupa;
- Poupar XX reais na poupança;
- Obter a certificação/especialização profissional;
- Executar uma tarefa dada por um livro/site financeiro;
- Colocar dinheiro em um novo investimento;
- Comprar um computador novo;
- Trabalhar melhor para buscar um aumento de 3% a 5% no salário.
Objetivos financeiros de longo prazo
Os objetivos a longo prazo podem estar relacionados com os nossos sonhos do futuro. Eles podem cobrir cinco anos ou mais. A vida não é uma coisa estática . Nunca devemos permitir que uma meta de longo prazo para nós ou nosso curso de ação seja limitado.
Exemplos de metas de longo prazo
- Renovar todo o guarda roupa;
- Fazer uma viagem para o exterior com o dinheiro da poupança;
- Dar uma entrada em uma casa com o dinheiro da poupança;
- Comprar um carro;
- Analisar e remanejar investimentos;
- Buscar um emprego melhor;
- Aumentar o salário em 25%.
Considerações Finais
As metas de curto, médio e longo prazo irão te ajudar a projetar melhor seus objetivos e sonhos que se realizaram e ainda terão de ser realizados. Se você percebe que alguns objetivos estão demorando para ser atingidos, quebre estes em partes menores e os transforme em objetivos de curto prazo. O importante aqui é sempre ter uma pequena vitória financeira todos os dias para então você conquistar seu espaço e seu futuro de sonhos e objetivos atingidos.
Sugestões? Dúvidas? Críticas? O espaço de comentários abaixo está aberto a vocês!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Investimentos de longo prazo: as melhores opções para um futuro financeiro estável
10 dicas para montar uma carteira de investimentos
10 coisas que não te falam sobre investimento para iniciantes
Como começar e acompanhar sua carteira de investimentos?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.