O que significa pagamento pendente?
Algumas transações com cartão aparecerão como pendentes na sua conta até que o pagamento seja totalmente processado. Isso pode acontecer principalmente quando você está recebendo pagamentos de clientes, seja através de aplicativos, programas, ou pelo seu e-commerce. Aprender a lidar com esses pagamentos pendentes ajudarão a entender melhor suas finanças.
- Você usa um boleto/transferência/cartão para comprar bens/serviços de um comerciante
- Existe uma verificação online para garantir que seu método de pagamento é válido e o dinheiro está disponibilizado para o vendedor
- A transação e o valor são deduzidos dos fundos disponíveis do comprador, no caso de transferências e compras por cartão. A transação é exibida como “pendente”.
- O comerciante confirma que recebeu então o pagamento, o comprador confirma que recebeu o produto e o intermediador libera o pagamento
- Sua transação não está mais pendente e o valor é debitado da conta do comprador e creditado na conta do vendedor
As transações pendentes são úteis quando você vê em tempo real quando efetuou um pagamento ou retirada. Isso significa que você não precisa esperar até 10 dias úteis para que os pagamentos sejam processados para ver o que gastou e pode evitar surpresas, como extravio acidental de sua conta. É útil também para o vendedor confirmar se o pagamento foi realmente efetivado ou se houve algum problema no pagamento.
O que fazer em um pagamento com status pendente?
Há casos em que uma transação pode cair em um status pendente. Seja usando um serviço como PayPal, PagSeguro, Mercado Pago ou algum outro meio de pagamento online, o status pendente pode afetar a todos. Os pagamentos ainda podem estar pendentes devido aos seguintes motivos:
Endereço: você ou o comprador não incluíram um endereço de entrega confirmado e suas preferências de recebimento de pagamento solicitam que você aceite manualmente esses pagamentos. Você pode alterar isso na seção Preferências do seu perfil, ou solicitar ao cliente que o faça.
Autorização: o pagamento requer autorização manual. O vendedor deve ser notificado para confirmar o pagamento
Cheques eletrônicos: o cheque eletrônico ainda não foi limpo. A maioria dos cheques eletrônicos leva de 5 a 7 dias para ser liberada. Não é muito comum no Brasil, mas pode acontecer em empresas que vendem para fora do país.
Internacional: sua conta não tem autorização para receber ou fazer pagamentos internacionais. É preciso modificar configurações ou adicionar um meio de pagamento internacional.
Revisão de pagamento: a empresa está revisando manualmente o pagamento, provavelmente devido a um possível risco ou fraude.
E-mail: o endereço de e-mail do vendedor ou comprador
Atualização: você deve atualizar sua conta antes de receber os fundos ou ao atingir o limite mensal de transações.
Verificar: sua conta não foi confirmada. Verifique seu email (associado à conta) para concluir o processo de verificação e poder fazer e receber pagamentos
Outros: entre em contato com o suporte da intermediadora de pagamentos para obter mais assistência.
O que fazer se tiver problemas para confirmar pagamentos pendentes?
Para confirmar pagamentos pendentes, é necessário conversar com a intermediadora de pagamentos. Eles te darão os motivos pelos quais os pagamentos foram para o status pendente.
Poderá ser necessário depois mudar sua forma de pagamento ou configurar alguma coisa em sua conta para poder mudar o status do pagamento.
Entre em contato com o comprador ou vendedor também. Eles poderão ter informações sobre o status do pagamento e até optar por diferentes opções de pagamento para acelerar o processo.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
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