Quem deve declarar imposto de renda?
A declaração do imposto de renda é uma obrigação em que uma parcela dos brasileiros paga ao governo uma parte de seus rendimentos. A idéia é que este dinheiro fosse utilizado para manter serviços públicos como educação, saúde e segurança e você não tivesse que pagar por isso individualmente. Infelizmente não acontece desta forma no Brasil e é por isto que dá vontade de não pagar imposto de renda.
Há também o imposto de renda retido na fonte que é calculado com alíquota diferente para cada mês, mas isto já vem pronto sem seu contra-cheques e você precisará apenas informar no momento de sua declaração.
A declaração é bem simples de ser feita, especialmente se você tem apenas o salário mensal como fonte de renda e não fez compra e venda de imóveis ou veículos durante o ano. Se este é o seu caso e você está dentro da faixa de salário que deve declara, talvez compense fazer você mesmo a sua declaração de imposto de renda.
E você? Já fez a sua declaração de imposto de renda este ano? Prefere entregar antes ou deixa mais para o final do prazo? Porque faz assim? Deixe seu comentário!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Para que serve o imposto de renda? Para onde vai seu dinheiro?
Como saber quanto vou pagar de imposto de renda?
Imprimir declaração do Imposto de Renda: como fazer?
Como escolher um contador para te ajudar na declaração do imposto de renda?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.