Renda cidadã, como consultar o saldo?
A partir do sucesso do Bolsa Família, diversos governos estaduais também fizeram seus próprios programas de benefícios sociais para compensar a renda dos mais pobres. O Renda Cidadã foi um desses programas, beneficiando diretamente às famílias menos favorecidas.
Renda Cidadã: o que é?
O Renda Cidadã é um programa de transferência de renda que complementa a renda das famílias que tem uma renda mensal per capita até um valor máximo específico, geralmente de até metade do salário mínimo. O valor é então depositado para a família como um apoio financeiro, visando a autossustentação e melhoria da qualidade de vida das famílias que recebem o benefício.
O programa funciona geralmente como um auxílio temporário, para que a família saia da situação de extrema pobreza e tenha a capacidade de melhorar sua condição.
Como participar do Renda Cidadã?
As famílias que desejam receber o benefício do Renda Cidadã tem que se encaixar nos critérios de elegibilidade para o programa:
Comprovação de renda mensal per capita até o limite do programa (1/4 a 1/2 salário mínimo, geralmente)
Comprovante ou declaração de endereço
Caso a família tenha crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos, a família deve comprovar matrícula e frequência no ensino fundamental
Caso a família tenha criança de até 6 anos, deve ser apresentada a carteira de vacinação atualizada.
Além de atender aos critérios de elegibilidade, é necessário que a família atenda aos critérios de seleção seguintes:
Índice de Vulnerabilidade Social Familia mais alto
Menor renda per capita
Família chefiada por mulher
Maior número de crianças com idade inferior a 18 anos
Membro da família cumprindo medida socioeducativa
Família que possui membro portador de deficiência ou incapacitada para a vida independente ou trabalho
Família que possui idoso com mais de 60 anos
Família composta por egresso do sistema penitenciário ou em situação de privação de liberdade.
Condições para o Renda Cidadã
Para receber e continuar recebendo o benefício da renda cidadã, a família precisará cumprir as seguintes condições:
Presença de criança e adolescente entre 6 e 15 anos: frequência escolar mínima de 75%
Família com presença e criança até 6 anos: comprovar vacinações obrigatórias
Frequência nas ações complementares oferecidas pelo município.
Ações complementares tem a função de ampliar as oportunidades para a família sair da situação de extrema pobreza, buscando a autonomia das famílias com serviços socieducativos e apoio apoio à formação e capacitação.
Como se inscrever para o Renda Cidadã?
Quando os critérios acima forem atendidos, a família deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social em seu município para poder realizar o cadastramento no programa.
Saldo do Renda Cidadã
O saldo do Renda Cidadã pode ser consultado através de cartão magnético do banco que o estado fornecendo o Renda Cidadã. No estado de Goiás, o banco responsável é a CAIXA. Em São Paulo, o banco responsável é o Banco do Brasil.
Vale lembrar que a família pode continuar no Programa Renda Cidadã pelo período de até 36 meses, com uma avaliação anual feita a cada 12 meses para verificar condições e critérios para permanência no programa.
Esperamos não ter deixado qualquer dúvida. Mas caso tenha ficado alguma pergunta, deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar em quaisquer dúvidas que vocês tiverem. Esperamos vocês!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como cobrar dívidas na família?
Quando fazer seu imposto de renda?
Como cadastrar tarifa social de baixa renda para água e luz?
Imposto de renda, quem deve declarar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.