Rendimento da poupança compensa?

Em Educação financeira por Alex Benfica

A poupança é o principal investimento utilizado pelos brasileiros que procuram manter o poder de comprar do dinheiro sem correr riscos. Outra vantagem da poupança é a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos, que além de não comer parte dos lucros torna a aplicação mais simples de gerir em relação a outros investimentos.

Leia também

Veja como era e como ficou a taxa de juros paga pela caderneta de poupança:

Poupanca

A poupanca ainda ainda compensa?

Image: nokhoog_buchachon / FreeDigitalPhotos.net

Isto significa que a poupança não vai se tornar tão melhor que os investimentos em renda fixa quando a taxa Selic cair, pois o rendimento da poupança vai cair junto. Cada investimento precisa ser comparado caso a caso, dependendo do valor investido, da necessidade de liquidez, da incidência de imposto de renda e IOF. Portanto, para quem já tem o dinheiro na poupança e considerava este um investimento interessante, não há porque mudar agora devido à nova regra. Os investimentos antigos continuam sendo rentabilizados como antes da mudança. Os novos investimentos, a partir de 04/05/2012 é que seguem a nova forma de rentabilidade.

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário