O segredo do planejamento de gastos!
Converse com alguém que tenha passado pela crise do início da década de 90 e você vai ter certeza de que essas pessoas sabem administrar seu dinheiro. Afinal, era mais do que necessidade em tempos de instabilidade saber onde estava e para onde iria a grana. Educação financeira deveria ser uma matéria obrigatória nas escolas. Mas como não é, vamos tentar aprender um pouco melhor como fazer isso. Pode parecer trabalhoso no começo, mas os benefícios compensam de longe o esforço.
Ao procurar por uma ferramenta de planejamento financeiro, você verá que existem muitas opções. O advento dos smartphones e das lojas de aplicativos muito ajudam nessa busca. Mas tenha em mente que os melhores programas são aqueles com seções bem definidas, categorias diversas, espaço para escrever informações de contato, utilidades e outras contas ocasionais. Na pior das hipóteses, uma planilha de excel e algumas fórmulas básicas farão todo o serviço.
O segundo passo: elementos essenciais
Independente da ferramenta de planejamento que você decidir utilizar, alguns elementos essenciais são necessários para ser bem sucedido ao utilizado um planejamento mensal. Você precisa preenchê-lo com todos os gastos e contas na medida em que eles aparecem, da seguinte forma:
- Empresa responsável pela conta e informações completas de contato;
- Valor da conta;
- Data da conta;
- Prazo final de pagamento;
- Anotações adicionais.
O terceiro passo: a assiduidade
Para que seu planejamento funcione, você precisa ser organizado e assíduo com o preenchimento das informações necessárias assim que as recebê-las., assim como o registro dos pagamentos. Mantenha os recibos para que você possa rechecar tudo ao fim do mês. Compare os dados mensais anotados com sua conta no banco e verifique se tudo confere. Assim fazendo, você descobrirá se há gastos ainda não controlados ou onde a torneira de dinheiro deve ser fechada.
O quarto passo: anote tudo
Os gastos com contas e com sua casa não são os únicos em seu planejamento financeiro. Você precisa anotar e analisar coisas como:
- Comestíveis;
- Gastos de casa (papel higiênico, sabonetes, sabão em pó etc.)
- Combustível;
- Festas;
- Gastos ocasionais.
O planejamento mensal ajudará em um maior controle sobre as finanças. Será possível controlar melhor as contas e pagá-las a tempo. Você será capaz de analisar e avaliar outros gastos de forma inteligente e saber onde pode cortar custos. Se seus filhos estão velhos os suficiente, envolva-os no processo para aprender sobre dinheiro e a importância do planejamento.
Saiba separar seu orçamento financeiro do familiar, mas deixe a família participar do processo. Deixe claro quais são suas intenções para tal. Ajude sua companheira ou seu companheiro a gastar de forma mais inteligente.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como cortar gastos supérfluos?
Como crescer na vida financeira?
10 formas de simplificar suas finanças
Como fazer planejamento financeiro?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.