Seguro de fiança locatícia! Entenda e faça pra você!
Conseguir um fiador é algo muito difícil e que garante uma grande dor de cabeça para muitas pessoas alugarem uma residência. São muito poucas ainda as imobiliárias que aceitam outras formas de garantia para o imóvel.
Pensando nas pessoas que precisam alugar uma residência mas não tem o fiador certo para fazê-lo, as seguradoras criaram o Seguro Aluguel ou Seguro Fiança Locatícia.
Leia também
- Afinal, o que é seguro de vida? Guia completo para toda a família!
- Como ganhar mais alugando seu imóvel?
Já para a imobiliária é garantida uma redução de custos e facilidade operacional, já que a análise de risco do inquilino acaba sendo feita pela Porto Seguro e elimina assim o trabalho e o custo.
O proprietário fica também seguro que condomínio, IPTU, água, gás canalizado, luz, danos ao imóvel, pintura interna e pintura externa, além de multa por rescisão contratual estarão cobertos pela fiança locatícia, garantindo que não haverá um grande prejuízo ou risco ao alugar o imóvel.
Qual o valor?
O preço irá depender da análise de risco e do valor do aluguel do imóvel. O seguro pode ser pago em uma parcela apenas ou pago à vista, sendo que ele tem que ser renovado todos os anos.
Como fazer o seguro de fiança locatícia/aluguel?
Algumas corretoras de imóveis tem parcerias com empresas de seguros para estes serviços. Mas você pode buscar também por fora, em seguradoras ou seus devidos representantes. Alguns exemplos de seguradoras que oferecem o seguro fiança locatícia são:
- Seguro Aluguel Porto Seguro: uma das seguradoras mais tradicionais do mercado brasileiro. Tem correspondentes em praticamente todo o território brasileiro;
- Mapfre Seguros: também tradicional no mercado brasileiro, a Mapfre tem um seguro de fiança locatícia com uma cobertura completa e também serviços residenciais para o contratante;
- Triunfo Seguros: trabalha em conjunto com a Netimóveis, uma das maiores redes de corretores de imóveis para venda e aluguel do Brasil.
Assim sendo, esperamos ter esclarecido suas dúvidas quanto ao seguro. Só gostaríamos de deixar claro que, se você tiver um fiador confiável e que não te leve a passar muitos constrangimentos ao pedir o favor, o fiador fica mais em conta que a contratação do seguro, uma vez que é um dinheiro que você não terá retorno mais e que tem que ser desembolsado todos os anos. Já o fiador só é necessário o registro uma vez. Faça uma boa análise e assim, garanta seu lar em segurança.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Seguro de financiamento imobiliário – Como funciona?
Vale a pena fazer seguro de veículo, vida e celular?
Seguro de vida: quem deve saber que você fez?
Alugar um imóvel – Por que tanta burocracia?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.