Simulação de juros em empréstimo? Aprenda a fazer!
Todo brasileiro em algum momento da vida já passou por alguma necessidade financeira e foi tentado pelos empréstimos. Alguns cederam à tentação e concluíram o sonho ou pesadelo de ter o dinheiro extra no bolso. Outros, foram mais resistentes, mas tiveram problemas financeiros persistentes. É plenamente possível pegar um empréstimo e calcular os juros que sobre ele incidem, deixando claro qual será o valor final a ser pago.
- Qual a diferença entre financiamento e empréstimo?
- Empréstimo descontado na conta de luz, como funciona?
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Temos uma fórmula que fica mais ou menos assim:
J = P. i. n
Onde J são os juros, P o capital principal, i a taxa de juros e n o número de períodos. Somando os juros ao valor principal teremos o montante, ou seja, o valor final com os juros, que é calculado com a seguinte fórmula:
M = P . [1 + (i . n)]
Então, para calcular os juros de 12% ao ano, durante um período de doze meses é só interpretar que é a taxa i é 0,01 e n é igual a 12. Com uma regra de três, você pode fazer o cálculo da taxa também para períodos quebrados em dias, meses ou anos.
Já os juros compostos são conhecidos como o juros sobre juros. E seu cálculo é feito da seguinte forma:
M = C . (1+i)ª
Sendo M o montante, C o capital inicial, i a taxa de juros e a o tempo. Quando você não consegue pagar uma prestação de um empréstimo ou financiamento, incidem os juros compostos sobre as parcelas que você não pagou. O mesmo vale para investimentos que você tenha feito, nos quais é calculado o mesmo tipo de juros.
Para o cálculo do CET, ainda acrescentamos o valor do IOF e demais custos para o financiamento ou empréstimo. A fórmula do CET ou Custo Efetivo Total se dá na seguinte fórmula:
Nossa recomendação aqui no Crédito ou Débito é que você não tente fazer esses cálculos às pressas e na hora. Tente pegar os valores e taxas que são importantes para um cálculo comparativo, afim de encontrar a melhor opção de empréstimo ou financiamento para você. Saber estes cálculos facilita na hora de criar um pré filtro do que vale e do que não vale a pena. Por isso, pratique um pouco em casa, deixe sempre salvo alguns sites com calculadoras online e se prepare melhor financeiramente.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Comparando as taxas de juros de diferentes tipos de financiamentos
Quais as taxas do empréstimo consignado?
Quando pegar um empréstimo pode ser uma boa opção?
Custo Efetivo Total – CET – O que é isso?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.