Simulador de bolsa de valores – Compensar mesmo usar?
Um simulador de bolsa de valores é um programa de computador ou um site que lhe permite criar uma conta de investidor, comprar e vender ações todos os dias, mas sem investir dinheiro de verdade. Tudo acontece como se você estivesse operando ativos reais no site de uma corretora, mas não há dinheiro real envolvido. O objetivo é que você aprenda a investir usando os números reais do mercado sem que tenha que perder seu capital com este treinamento.
Leia também
Agora respondendo à pergunta do título: vale a pensa gastar tempo em um simulador de bolsa de valores?
Há pelos menos dois bons argumentos para o sim e para o não. O principal argumento para o “sim” é que você pode aprender como funciona a mecânica de compra e venda da ações em um homebroker. Mesmo com os preços de ações um pouco atrasados em relação ao tempo real ainda dá pra entender perfeitamente como tudo funciona. É melhor tirar as dúvidas no simulador, entender os tipos de ordens nele antes de passar para uma corretora real. E vale a pena testar o sistema e comparar o home broker das corretoras antes de se decidir.
O argumento para o “não” é mais interessante do ponto de vista psicológico. A parte mais complicada e difícil de tudo que envolve operar na bolsa tem a ver com a emoção. Controlar os sentimentos ao acompanhar o sobe e desce dos preços é essencial para obter um sucesso sustentável no mercado de renda variável. Infelizmente só é possível sentir esta emoção com dinheiro de verdade. Quanto mais dinheiro em jogo, maior a emoção a ser controlada. Suponha que você tenha investido 50 mil reais em uma ação da empresa X, no simulador. Quando ela cair 5% em um dia, você poderá pensar em vender, mas adiar esta ideia facilmente ao analisar o mercado e descobrir o motivo desta queda, que pode até ser revertida nos dias seguintes. É muito mas fácil tomar esta decisão se o dinheiro for de mentira. Se fossem os 50 mil de verdade, ao perder 5% você logo começaria a pensar na possibilidade de perder mais no dia seguinte ou da ação despencar e você perder muito mais do que os 5%. Não controlando a emoção, você poderia fazer a venda na baixa, desnecessariamente. Este é apenas um exemplo, mas isto acontece todos os dias.
Portanto, acredito ser válida a utilização dos simuladores, mas em nenhum momento acredite que após usar os simuladores já estará preparado para enfrentar a realidade de atuar de verdade no mercado. Vá com cautela e acredite sempre estar menos preparado do que acredita. Estude pra valer e opere somente quando estiver convicto dos motivos de cada operação.
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Simulador de investimento: 10 opções para seu benefício!
Em tempos de crise, é bom investir na bolsa?
Como treinar para investir na Bolsa de Valores?
InfinitePay Simulador: ajudando suas vendas
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.