Site da Caixa fora do ar? O que fazer?
Se tem algo que não funciona bem neste país são os órgãos públicos e como tal, a Caixa Econômica Federal não poderia ser exceção à regra. Há vários dias estou tendo problemas para acessar serviços no site da Caixa e ver o saldo do FGTS. Em vários horários do dia o site da Caixa está fora do ar e em outros, funciona com limitações. No momento não é possível acessar nenhum serviço online relacionado ao FGTS, que é o que eu precisava fazer.
Se você é cliente da Caixa por opção e utiliza serviços oferecidos por outros bancos, mude! Banco público não funciona direito! Quando o site da Caixa cai e fica indisponível, quem é o responsável no fim das contas? O governo! Dificilmente vai doer no bolso de alguém a ponta deste alguém se preocupar e agir proativamente. Entendo que os profissionais de TI das empresas são de excelente nível e não é justo culpá-los por todos os problemas. As infraestrutura para manter os serviços bancários públicos funcionando também pode ser discutida, e muito provavelmente sofre com problemas de obsolescência e entraves burocráticos como tudo mais na máquina pública.
Não é justo que o cliente seja prejudicado por deixar de pagar uma conta porque o site do banco ficou fora do ar, mas isto ocorre com muita frequência e correr atrás do prejuízo custa ainda mais caro! Eu não confio em bancos públicos e não recomendo a ninguém a abertura de contas na Caixa Econômica. Acha que estou exagerando? Faça um teste agora e tente ligar no SAC da Caixa para resolver qualquer probleminha simples e confirme os meus motivos. Os profissionais são desmotivados e o atendimento é ruim, dificilmente poderia ser pior.
Bancos privados também têm problemas técnicos, mas em geral são resolvidos muito mais rapidamente e são bem menos freqüentes. Os bancos privados dependem da reputação e da boa imagem para angariar mais clientes e obter maiores lucros. Os bancos públicos tem o governo para facilitar as coisas quando for necessário!
O site da Caixa caiu? Veja uma lista dos principais bancos do Brasil e comece a pensar para qual deles irá transferir o seu dinheiro!
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Empréstimo com garantia do FGTS: como funciona?
Posso usar FGTS para pagar aluguel?
Conta Caixa Fácil
Conta em um banco público ou privado? Qual é melhor?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
7 comentários para: “Site da Caixa fora do ar? O que fazer?”
Joao Paulo
Eu concordo pois estava querendo sacar o seguro dsemprego e não consegui fui em lotericas e agencias e ha resposta é sempre a mesma não tem nem contato com o ministerio.
Givaldo
Todo dia sai fora do ar esse site da caixa.
Rachid
Concordo que a CAIXA é um banco amador em relacionamento e prestação de serviços, um exemplo de vergonha nacional.
Só discordo tirar a responsabilidade também do pessoal de TI, quem veste a camisa da CAIXA fará parte dela e todos os problemas que ela traz aos clientes.
Enfim A CAIXA é descompromissada com o Cliente, com Suporte Técnico de baixo nível quando tivermos a sorte de sermos atendidos(pois ferem as regras da ANATEL).
Acorda Brasil!
Equipe Crédito ou Débito
Você tem toda razão Rachid!
Concordo com seu ponto de vista!
João Santana
Bom dia.
No passado, vários bancos administravam o FGTS. Havia nessa época muita fraude, com pessoas trabalhando e indo sacar o FGTS ilegalmente, contas sendo abertas para pessoas que nem existam, depósitos que nunca foram efetuados. Há, até hoje, contas do FGTS que não apresentam depósitos dessa época, ou sem qualquer informação de juros e atualização monetária.
Isso aconteceu porque não havia um sistema integrado de cruzamento de dados. Então José da Silva tinha conta do FGTS no Banerj ao mesmo tempo que tinha outra no BB e não havia como verificar se um era mesmo o outro ou não.
Foi então que se resolveu unificar toda a administração do FGTS na Caixa Econômica Federal, que já administrava outros programas socais do Governo, como o FNH com muito sucesso. Foi-se criado o cruzamento de dados do PIS e FGTS, extinguida as contas fantasmas, os saldos comprováveis foram creditados nas novas contas na Caixa e os criminosos devidamente processados e condenados a ressarcir o sistema.
A Caixa hoje administra o FGTS não porque o Governo assim o quis, mas porque, de outra forma, o trabalhador seria pesadamente lesado.
Equipe Crédito ou Débito
Oi João,
Obrigado pela informação e por complementar nosso artigo.
Em todo caso, o site poderia ter uma disponibilidade maior a exemplo dos melhores bancos privados.
Rodrigo
Sem palavras,
Eu mesmo acompanho os meu depósitos mensalmente e vejo por inúmeros meses os mesmos problemas no site, geralmente ele sai do ar no dia 10 e volta lá pelo dia 20, isso acontece praticamente todos os meses. Lamentável.