Vale a pena ficar 10 anos pagando sua casa própria?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Dez anos, vinte anos, trinta anos. Estes são alguns prazos para pagar o parcelamento da casa própria, na maior parte das instituições financeiras. As parcelas são baratas, cabendo no bolso de praticamente qualquer um e ajudando aqueles que não tem condições a realizarem o sonho da casa própria. Porém, um questionamento bem válido a ser feito é se realmente vale dedicar anos e anos de sua vida para pagar tais parcelas.

Examine o resto do seu orçamento para as áreas que você pode cortar temporariamente a fornecer mais dinheiro para os pagamentos da hipoteca. Seja criativo e busque economizar para poupar mais dinheiro.

Caro preço da casa própria

Realizar o sonho da casa própria é ótimo. Mas é um preço muito caro a se pagar pelo seu sonho. (Foto: comofas.com)

Lembre-se constantemente do objetivo de comprar uma casa própria

Se você estiver trabalhando horas extras ou está procurando um segundo emprego, isso pode ajudar a mantê-lo motivado. Use adicionais de férias e o 13º salário para fazer os pagamentos extras e diminuir o número de parcelas. Coloque lembretes em agendas, geladeiras, monitores e mais, lembrando sempre que cada centavo poupado é mais um centavo que você poderá investir no pagamento de sua casa.

Faça do pagamento extra uma regra, e não uma exceção

Quanto mais vezes você antecipar os pagamentos, menos juros irá pagar no final das contas. Portanto, todo dinheiro que aparecer a mais na sua vida pode e deve ser direcionado para os pagamentos.

Não atrase pagamentos

Ou você terá de lidar com multas e acúmulo de juros, podendo inclusivo perder seu imóvel se atrasar muitos pagamentos.

Considerações finais: vale a pena ficar por anos pagando sua casa própria?

No final do prazo total de pagamentos, você vai ter desembolsado aproximadamente o valor de uma casa e meia, contabilizando os juros. Isso não é nem um pouco positivo. Se você não tem dinheiro para uma entrada maior ou pagar o imóvel a vista, não tem como escapar de pagar o imóvel no longo prazo, com muitos juros. O dinheiro desembolsado, ao contrário de um aluguel, pelo menos terá destino em um investimento, ou seja, você verá esse dinheiro de volta. Mas com certeza, ainda é um investimento de baixo retorno, dado que há um alto valor de juros embutidos que tornam o investimento na casa própria lucrativo para os bancos através da exploração da inocência e necessidade do povo brasileiro. Vale a pena investir. Mas poderia ser algo muito melhor, se os bancos não explorassem o pobre brasileiro.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário