Visto de trabalho nos EUA: do que preciso?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O visto de trabalho nos EUA é um dos vistos que possibilita a solicitação do Green Card e a busca da nacionalidade norte americana. Tanto o visto de trabalho temporário quanto o permanente possibilitam a solicitação do Green Card. Existem tipos diferentes de visto de trabalho, para diferentes situações de trabalho para o cidadão estrangeiro nos EUA.

Há ainda mais três tipos diferentes de vistos de trabalho que não se encaixam nos tipos acima:

Todo o trabalho de aprovação do visto é feito pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), após petição de trabalho que deve ser feita pelo empregador americano, a Form I-129.

Visto de trabalho para os EUA

Conseguir o visto de trabalho não é fácil é demanda muita paciência e planejamento do interessado a trabalhar nos EUA. (Foto: www.bahianoticias.com.br)

O que preciso para tirar o visto de trabalho nos EUA?

Cada visto de trabalho precisa de diferentes requisitos para serem aprovados. O visto H-1B tem como pré-requisito a graduação universitária ou certificação profissional com habilidades diferenciadas para exercer uma função pré-contratada. O empregador tem como função submeter a petição de trabalho I 129-4 para o USCIS e deve também levar um pedido de condição de trabalho relativo a termos e condições contratuais junto ao Departamento de Trabalho.

O visto H-2B é usado para trabalhos sazonais ou temporários em que há escassez de mão de obra. É obrigatória a obtenção de certificado do Departamento de Trabalho que confirme a não existência de profissionais norte americanos que possam exercer a função para então submeter a petição com o formulário 129 H para o USCIS.

O visto H-3 para estagiários  não pode ser utilizado para contratação em empregos produtivos e não pode estar disponível no país de origem de quem solicita o emprego. O empregado só poderá receber o visto quando o trabalho tiver o propósitode graduação ou treinamento acadêmico. A empresa contratante do estagiário deve fazer a petição através do formulário I-129 para o USCIS.

Os vistos L, O-1 e R são normalmente solicitados pelas entidades às quais os cidadãos estão ligados, mas o processo de “convite” ou contrato selado entre uma parte no Brasil e uma parte nos EUA é um dos pré-requisitos.

Fluência em inglês e certificados de proficiência com reconhecimento internacional, tais como certificado das universidades de Cambridge ou Michigan. A empresa contratante é que terá o principal papel na aprovação ou não de seu visto. Quanto maior seu nível educacional e maior especificidade de sua formação, mais fácil também fica para obter um visto permanente e até o Green Card.

Quando a petição for aprovada, basta solicitar o visto antes da viagem e aproveitar seu novo emprego nos EUA.

Posso levar cônjuges, crianças ou parceiros?

Para aqueles que pretendem acompanhar o portador do visto H precisam fazer a solicitação do visto derivativo H-1, quando menores de 21 anos. O documento I-797A ou B faz a inclusão dos dependentes. quem vai passar só as férias com o portador principal do visto podem solicitar o visto B-2 quando qualificados e podem não precisar dos vistos no Programa de Isenção de Vistos.

Preciso solicitar visto de estudante para trabalhar e estudar nos EUA?

Dependentes do portador principal visto de trabalho temporário H-1 não precisam solicitar o visto de estudante F-1, podendo utilizar o visto H-4 para os estudos. Quando qualificado, pode ser solicitado também o visto F-1 de estudante, principalmente para aqueles que tem filhos em diade escolar. Já o portador principal do visto pode, sem problemas, estudar e trabalhar durante a validade do mesmo. Tenha em mente que o visto H-4 impossibilita que a pessoa exerca função remunerada, pois é um visto derivativo.

Trabalhando nos EUA

Uma vez conseguido o visto, comece então a planejar a viagem e organizar seu trabalho. (Foto: www.noticiasdeitauna.com.br)

Quem pode pedir um visto de trabalho nos EUA?

Qualquer um pode fazer a solicitação do visto de trabalho nos Estados Unidos. Porém, é necessário o contrato prévio com uma empresa norte americana para que você tenha a mínima chance de conseguir o visto. Há também um limite de emissão de alguns vistos: por exemplo, o visto H-1B tem um limite de 65 mil vistos deste tipo anualmente. Portanto, o início do ano é uma das melhores oportunidades para obter vistos de trabalho nos EUA.

Quanto tempo leva para conseguir o visto de trabalho nos Estados Unidos?

É recomendado que o processo seja iniciado com no mínimo 120 dias antes da data marcada para início do contrato de trabalho.

Quais são os procedimentos necessários para obter o visto de trabalho nos Estados Unidos?

O empregador precisa preenche uma petição I-129 e pagar as taxas correspondentes junto ao USCIS. O beneficiário do visto deve fazer o agendamento de entrevista no Consulado ou Embaixada dos EUA mais próximo. É necessário o preenchimento de um formulário de solicitação de visto, o pagamento de uma taxa de processamento de visto (girando em torno de US$140, podendo ser pagar dentro do próprio consulado/embaixada ou em bancos autorizados pelo consulado/embaixada). Tal taxa e valores devem ser requeridos através de contato prévio com a embaixada ou consulado, uma vez que os valores podem mudar com o tempo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

2 comentários para: “Visto de trabalho nos EUA: do que preciso?”

  • Jhony

    No caso do H-2B O contratado precisa falar inglês?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Jhony, geralmente não é necessário, mas faz diferença para obter o visto.

      Responder

Deixe um comentário