Você sabe quanto dinheiro você tem?
Você provavelmente tem uma excelente ideia de quanto dinheiro você faz, talvez até o valor exato em cada contracheque. Na sua visão mental, você pode pensar que o valor tende a crescer a cada ano que você ganha experiência, com exceção dos momentos em que você passou desempregado, cursando a faculdade como um estudante em tempo integral, com uma licença maternidade ou por problemas de saúde.
Leia também
Por que você deve saber quanto dinheiro você tem?
Dando uma olhada nos seus ganhos anuais e mensais vão te dar a verdade sobre onde sua carreira e remuneração estão indo. Embora haja mais fatores para alcançar a felicidade e para a construção de riqueza do que aumentar seus ganhos líquido, considerando os seus ganhos anuais e mensais ao longo do tempo é um esforço que vale a pena.
Você pode ter uma planilha detalhando a sua renda, planejamento de gastos, e os ativos para medir seu progresso, estagnação ou declínio. Se não, você pode acessar ganhos anuais nas suas declarações do Imposto de Renda. A recomendação mais sábia que você deve considerar é adicionar este hábito à sua rotina financeira, pelo menos uma vez por ano, verificando e revisando seus ganhos constantemente, principalmente para analisar se sua carreira está sendo promissora ou é hora de pensar em outros caminhos possíveis.
Tendências em ganhos podem orientar as decisões sobre os próximos passos profissionais
Esta visão financeira de sua carreira pode te mostrar a necessidade de reconsiderar a direção ou te dar o ímpeto para fazer as mudanças que você tinha dúvidas em realizar. Por exemplo, você pode decidir prosseguir para uma posição com outra empresa, negociar um melhor salário ou taxa horária com o seu empregador, desistir de um emprego de meio expediente porque o seu valor não vale a pena o custo extra de deslocamento, comer fora, etc; encontrar mais clientes freelance que pagam melhor; ou mudar de carreira.
Verifique a precisão de seus registros
Você vai querer verificar a exatidão de seus ganhos. Um subproduto de verificar quanto dinheiro você tem é ter certeza de que ninguém está adulterando suas informações. Verificando a sua informação do Imposto de Renda é semelhante ao olhar para a sua conta no banco e extrato do cartão de crédito para notar o que há de anormal e fazer as correções o mais rápido possível. Tais hábitos podem ajudar a prevenir fraudes, roubos de identidade e muitos outros golpes financeiros.
Informação sobre quanto dinheiro você tem é necessária para o planejamento financeiro
Mesmo se você está feliz com suas tendências de renda, um relatório de ganhos é útil para o planejamento financeiro. Um consultor financeiro deve querer obter essa informação para ajudá-lo a desenvolver um plano financeiro. Ao mesmo tempo, você pode acessar os benefícios estimados para a aposentadoria, que pode ser um fator para determinar o quanto você precisa para se aposentar.
Note-se que os seus rendimentos regulares podem ser diferentes dos salários declarados no Imposto de Renda, por várias razões, incluindo as contribuições de impostos diferidos para contas de aposentadoria que reduzem seus salários tributáveis para fins de imposto federal. Você deve consultar seu contador para mais detalhes sobre os descontos que ganha no Imposto de Renda para ter uma visão mais realista de quanto você ganha. FGTS, de certa forma, também entra nos seus ganhos, mesmo tendo vários critérios e condições para seu uso.
Analise as possibilidades para você e sua família
Você também precisa determinas os estimados benefícios da Previdência Social para os seus filhos e cônjuge sobrevivente, caso algo acontecesse com você. isso pode te dar uma ideia se é necessário ou não fazer um seguro de vida para garantir a segurança financeira familiar. Você também deve analisar se caso alguém da família perder um emprego, se vocês serão capazes de manter o mesmo nível e vida ou terão de mudar o estilo de vida para arcar com os maiores custos.
Como saber quanto dinheiro você tem?
Para verificar os seus ganhos, você precisa:
- Contracheques de trabalhos;
- Saldos de contas correntes, poupança e investimentos;
- Saldo no FGTS;
- Declaração do Imposto de Renda;
- Custos fixos mensais (aluguel, água, luz, internet, telefone, gasolina, transporte, etc);
- Custos fixos anuais (IRPF, IPVA, DPVAT, IPTU, etc).
Você pode acrescentar ainda mais dados, como os ganhos e custos de outros membros familiares. Por exemplo, se seu filho estuda em outra cidade, provavelmente você também paga o aluguel de um quarto, casa ou apartamento para ele. Cuidados com pais idosos também devem ser considerados como custos.
Há programas e aplicativos financeiros que podem te ajudar a visualizar isso com bastante facilidade, além de planilhas financeiras prontas para você organizar melhor suas finanças pessoais. Ao reduzir seus custos de seus ganhos anuais e mensais, você saberá exatamente quanto tem em mãos e quais os próximos passos terá de tomar, seja em reduzir os custos de seu estilo de vida ou aumentar seus ganhos com um novo futuro de carreira.
Você já descobriu que ver sua renda e patrimônio líquido ao longo do tempo é útil? Quais as mudanças que você fez para ter um futuro melhor?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Vai se aposentar? Veja os gastos que você deve cortar!
Como crescer na vida financeira?
O que é imposto de renda?
Quanto dinheiro poupar para a aposentadoria?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.